Buscar no site

Em Assis, 1º Entardecer Poético dá boas vindas aos novos alunos do CEDET

O número de alunos do CEDET chega a 192 e é mantido pela união da Prefeitura, da UNESP e da Diretoria de Ensino

Reação Assiscity

  • 02/10/14
  • 08:00
  • Atualizado há 498 semanas

O CEDET, Centro para o Desenvolvimento do Potencial e Talento, realizou nessa terça- feira, 30, o 1º Entardecer Poético, na Praça Paschoal Santili, em frente à Igreja Santa Cecília.

A cerimônia contou com sarau artístico para dar boas vindas aos 40 novos alunos do CEDET, com apresentação dos alunos do próprio CEDET, os quais exibiram seus talentos com música, danças, poemas e artes visuais.

O CEDET conta com atividades extracurriculares para os jovens selecionados por sua capacidade elevada de aprendizado ou dotação artística, identificados e descobertos na rede publica de ensino e indicados pelos próprios professores, e passam por uma triagem para descobrir qual área é de interessasse.

Os jovens recebem cursos em nível acadêmico e artístico, e as atividades têm como objetivo facilitar a escolha de uma futura carreira e de preparar o adolescente para seguir seu sonho.

Os alunos têm a oportunidade de aprender novas línguas, de aprofundar seus conhecimentos em cursos de química e eletrônica, além de poderem expressar seu lado artístico nas atividades de dança, musica, escrita e artes visuais.

"O CEDET nos ajuda a decidir o futuro que queremos e nos prepara para que possamos alcançar essa meta", disse o jovem Gustavo Fiuza, de 11 anos, que já cursa Química, eletrônica, matemática e inglês.

Coordenadores contam que o CEDET tem um plano individual de ensino em que cada aluno é tratado de forma única, tendo seu talento identificado e trabalhado para que ele desenvolva o máximo possível, com acompanhamento do desenvolvimento do aluno, que é feito nas escolas, com a finalidade de que o processo tenha sucesso.

O número de alunos chega a 192 e é mantido pela união da Prefeitura, da UNESP e da Diretoria de Ensino.

Todos os professores são voluntários que doam seu tempo e atenção de forma semanal para ajudar no desenvolvimento desses alunos.

Estrangeiros em intercambio também fazem sua parte no projeto, ensinando novas línguas, enquanto também passam por aprendizado importante. "Eu ensino, mas também já aprendi muito sobre essa cidade, sobre esse País e essa língua interessante" ressaltou Michal Skycak, jovem eslovaco que ajuda nas aulas de inglês.

Michel Maria Sabino, facilitador do projeto, que já dura 5 anos, disse que não é surpresa a grande procura e aceitação dos cursos, e nem a quantidade de alunos, pois, "segundo a Organização Mundial de Saúde, de 3% a 5% da população têm capacidade elevada"

Os facilitadores e apoiadores acreditam que o grupo tende a aumentar periodicamente e que muitos jovens de Assis ainda serão identificados, descobertos e passarão a ter seu talento desenvolvido no CEDET.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais