Buscar no site

Candidomotense participa de seleção do Ballet Bolshoi no Brasil

Entre mais de 1.000 candidatos, Eduarda ficou entre as 26 na última etapa da Audição em Joinville

Redação AssisCity

  • 24/10/14
  • 09:00
  • Atualizado há 491 semanas

A candidomotense de nove anos Eduarda Janaina Amaro dos Santos participou da seleção em Joinville/SC da conceituada Escola do Teatro Bolshoi no Brasil, considerado o mais rigoroso ballet do mundo, com sede em Joinville, Santa Catarina, acompanhada de seus pais.

A seletiva aconteceu nos dias 17,18 e 19 de outubro. Para tentar ingressar na instituição, Eduarda concorreu com mais de 1.000 candidatas de todo o País e foi selecionada em todas as etapas, chegando à fase final entre 26 finalistas.

Neste ano a seleção contemplou 22 candidatas com bolsa de estudo na instituição.

Eduarda faz ballet há 4 anos na Escola Ensaio Ballet & Artes, localizada em Cândido Mota, e sua professora Jéssica Racanelli percebeu que ela tinha talento para o balé clássico e resolveu inscrevê-la na Audição em busca de uma vaga no Bolshoi Brasil.

"É a segunda aluna da minha escola que participa da seleção do Bolshoi Brasil. A Eduarda foi selecionada em todas as etapas, chegando à final", disse Jéssica que é também proprietária da Escola.

Segundo Jéssica, a Escola de Ballet do Bolshoi exige dos candidatos conhecimento prévio em dança e que por pouco sua aluna não ingressou no curso de dança clássica da instituição.

"Tem criança que já nasce com talento e sonha em ser uma grande bailarina e o Bolshoi aqui no Brasil é uma grande oportunidade de se tornar uma bailarina profissional, com reconhecimento mundial. A Eduarda é uma aluna muito disciplinada e focada em seus objetivos. Representou sua escola e sua cidade num dos mais importantes eventos de ballet do país", declara a professora.

Jéssica conta que além de mostrar grande habilidade na aula, a aluna tem o tipo físico de bailarina. "A Eduarda sempre teve o perfil de bailarina, e tenho visto o seu crescimento durante todos os anos em que ela está comigo. A oportunidade do teste apareceu e eu achei que ela estava preparada para o perfil que o Bolshoi escolhe. O trabalho que realizo aqui na Escola é sério e sempre busco oportunidades para minhas alunas, tentando direcioná-las para as melhores escolas do mundo" finaliza a professora Jéssica Racanelli.

A seletiva Bolshoi no Brasil

Neste ano a seletiva foi dividida nas seguintes etapas, todas eliminatórias:

- Etapa Médico-fisioterápica: avaliação da musculatura, articulações e desvios posturais. Além de habilidades específicas para o balé clássico, como abertura de quadril, força e flexibilidade;

- Etapa artística: profissionais da dança, músicos e professores avaliam as habilidades técnicas e artísticas dos candidatos, além da prova escrita (português e matemática).

Receba nossas notícias em primeira mão!