Buscar no site

Presidente de Sindicato avalia conquista dos comerciários

O Dia do Comerciário foi instituído por Decreto no Governo de Getúlio Vargas. Foi reduzida a carga horária de 12 horas diárias para 8 horas

Divulgação

  • 01/11/14
  • 07:00
  • Atualizado há 494 semanas

Segundo o site do FECOMERCIÁRIOS o Dia do Comerciário surgiu quando "em 1908 era fundado no Rio de Janeiro a União dos Empregados no Comércio do Rio de Janeiro, organizada pelos 'caixeiros' - nome dado aos empregados no Comércio, guarda-livros, escriturários, entre outras figuras trabalhistas da época, que se sentiam injustiçados pelos comerciantes.

Já em 29 de outubro de 1932, uma manifestação dos caixeiros se aglomerou no Largo da Carioca no Rio de Janeiro e ganhou apoio de professores, bancários, jornalistas, ferroviários, entre outros que marcharam em direção ao Palácio do Catete, com quase 5 mil pessoas.

Então, o presidente Getúlio Vargas os recebeu da sacada e nesse mesmo dia assinou o Decreto Lei n°4.042, de 29 de outubro de 1932, que acabava com a carga horária de 12 horas diárias, para 8 horas. O Decreto-Lei foi publicado no Diário Oficial do dia seguinte, 30 de outubro de 1932, e por esse motivo se comemora-se dia 30 de outubro o Dia do Comerciário". (site FECOMERCIÁRIOS).

Vagner Campos, presidente do SINCOMERCIÁRIOS de Assis, falou de algumas vitórias da classe dos comerciários.

"Conquista de 20% de aumento real nos salários em 10 anos. Esse reajuste valoriza e fortalece os comerciários, a maior categoria do Brasil" disse Campos.

Outra valorização, segundo Vagner foi "a Regulamentação da categoria comerciário recentemente sancionada pela Presidenta Dilma. Estamos em festa pela conquista, e que fortalece ainda mais os direitos do trabalhado comerciário".

"Lembrando que o comerciário tem direito a uma bonificação de até 2 dias de seu salário no pagamento ou pode ser gozado e folga conforme seu tempo de serviço" fez questão de lembrar o sindicalista.

"Em meu nome e do presidente do FECOMÉRCIOS, Luiz Carlos Motta, parabenizo todos os comerciários e comerciarias" concluiu Vagner Campos, presidente do SINCOMERCIÁRIOS de Assis.

Vagner Campos, presidente do SINCOMERCIÁRIOS de Assis

Receba nossas notícias em primeira mão!