Buscar no site

CIVAP firma parceria para capacitar Agentes Municipais para gestão de animais silvestres

O treinamento e capacitação serão oferecidos pelo Parque Municipal Zoológico de Bauru

Assessoria Civap

  • 01/11/14
  • 08:00
  • Atualizado há 494 semanas

Com o aumento no número de casos envolvendo o aparecimento de animais silvestres em áreas urbanas, o Civap, Consórcio Intermunicipal do Vale do Parapanema, firmou recentemente convênio com o Parque Municipal Zoológico de Bauru para a realização de capacitação de Agentes Municipais para a gestão de fauna silvestre.

A parceria foi firmada por meio da assinatura de um Protocolo de Intenções, que garantirá capacitação para Agentes Municipais dos 25 Municípios Consorciados ao Civap.

Segundo a diretora executiva do Civap, Ida Franzoso de Souza, tal Protocolo responde à necessidade das municipalidades em darem início às políticas públicas para a gestão de fauna silvestre local e regional, as quais demandam de baixa previsão orçamentária para a formalização de convênios que venham a onerar os cofres públicos.

Neste sentido, segundo ela, não cabe ao Consórcio o recebimento de animais capturados e aprendidos, mas sim a articulação de políticas públicas regionais, com o menor custo possível.

O Protocolo de Intenções foi assinado, por iniciativa da Prefeitura de Ibirarema, durante evento realizado no dia 30 de setembro, em Bauru.

A ação atende a diretiva de Biodiversidade do programa Município Verde Azul, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, que visa estimular uma Agenda Ambiental Estratégica e que é usada como pré-requisito para disponibilização de recursos para alguns programas, como o FECOP, Fundo Estadual de Controle da Poluição.

Receba nossas notícias em primeira mão!