Buscar no site

Secretaria da Saúde promove Dia D de Mobilização contra a Dengue em Assis

Em Assis, agentes da saúde fizeram carreata

Redação AssisCity

  • 22/11/14
  • 07:00
  • Atualizado há 491 semanas

Foi dado pela Secretaria Municipal da Saúde o pontapé inicial de luta e prevenção contra a dengue em Assis como parte da Semana Estadual de Mobilização contra a Dengue.

Carros da frota da Vigilância Epidemiológica e outros setores da Secretaria da Saúde foram enfeitados com bexigas e uma carreata percorreu a cidade.

Com buzinas e carro de som informando sobre os motivos da carreata, buscou-se chamar a atenção das pessoas para a necessidade de todos, e não só os agentes de saúde, promoverem ações de eliminação de criadouros do mosquito aedes aegypty, transmissor da dengue.

A preocupação aumentou este ano com a chegada ao Brasil de uma nova doença também transmitida pelo mosquito, a febre chikungunya, que tem um caso registrado em Marília.

A mobilização começou em frente ao Ginásio Municipal Jairo Ferreira dos Santos (Jairão) e prosseguiu pela Avenida Rui Barbosa em direção aos bairros. Foram distribuídos panfletos e mensagens aos munícipes sobre a importância de se precaver antes do período de Verão que é mais propenso a ter a doença. Os casos de dengue costumam aumentar a partir dos meses mais quentes, de janeiro até maio.

Caso importado de Chikungunya

Secretaria de Saúde de Marília confirmou na última terça-feira (18) o primeiro caso de febre chikungunya na região Centro-Oeste Paulista. A vítima é uma mulher que teria contraído a doença em Porto Rico, por isso trata-se de um caso importado.

O caso da doença, que transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti, o mesmo transmissor da dengue, foi confirmado quase 20 dias após a divulgação da suspeita pela Secretaria. Apesar da confirmação, o coordenadoria da Divisão de Zoonoses afirmou que, por ser um caso importado, não há risco outras ocorrências da febre chikungunya.

Receba nossas notícias em primeira mão!