Buscar no site

Zimbauê entrega prêmio a vencedores de concurso estudantil sobre o negro

A Cerimônia será realizada no Galpão Cultural, Travessa Sorocabana, 40, a partir das 20h

Divulgação

  • 26/11/14
  • 08:00
  • Atualizado há 490 semanas

O Instituto do Negro de Assis (Zimbauê) realiza, nesta quarta-feira, dia 26, a entrega dos prêmios aos vencedores do 4º Concurso sobre a Consciência Negra, cujas modalidades trabalhadas foram o gênero "poema" e "produção de vídeo". A Cerimônia será realizada no Galpão Cultural, Travessa Sorocabana, 40, a partir das 20h.

Esta ação afirmativa desenvolvida pelo Instituto Zimbauê vem sendo desenvolvida em parceria com a Diretoria Regional de Ensino desde 2007 e integra a programação do mês da consciência negra. Um dos idealizadores desta iniciativa, o professor Sérgio Augusto Frederico, advogado e membro do Zimbauê, enfatiza a necessidade de que a sociedade e principalmente a militância do movimento, busque uma educação que promova a autoestima da criança negra.

A presidente do Instituto, Mônica da Silva, ressalta a importância deste projeto e enfatiza que o maior desafio que o Instituto tem encontrado ao longo desses 10 anos de existência é o de sensibilizar homens e mulheres, negros e brancos, bem como crianças e adolescentes, para a gravidade e os prejuízos que o racismo causa à nação brasileira. Ela acrescenta que para vencer tais desafios o Instituto formaliza parcerias com instituições importantes e sensíveis à essa luta, como é o caso da Diretoria Regional de Ensino. Para isso, conta com o apoio das professoras Gisele Antunes Romão Barreto, que também é coordenadora da Oficina Pedagógica de Geografia, e Maísa Kamegawa Borazio, professora coordenadora da Oficina Pedagógica de Língua Portuguesa. As professoras se baseiam na busca de mecanismos para a aplicabilidade da Lei 9.394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), cuja intenção é contribuir para superação dos preconceitos e atitudes discriminatórias por meio de práticas pedagógicas de qualidade.

Mônica da Silva destaca ainda que a Regional de Ensino de Assis tem sido promotora de uma pedagogia multicultural e que isso é muito importante, pois o educador deve agir como mediador do processo de transformação na escola e atuar contra a exclusão e pela promoção da igualdade. "Essa é a única forma de construir uma escola plural e democrática", conclui.

Presidente do Instituto do Negro de Assis (Zimbauê), Mônica da Silva

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais