Buscar no site

Produtores rurais de Pedrinhas Paulista e região passam por treinamento

Público recebeu informações sobre manejo de resistência de plantas daninhas e herbicida

Divulgação

  • 02/07/15
  • 18:00
  • Atualizado há 455 semanas

Cerca de 90 agricultores de Pedrinhas Paulista, Florínea, Cruzália e Maracaí ouviram atentos às recomendações passadas pelo professor doutor da Universidade de Passo Fundo, Mauro Rizzardi, durante o treinamento Manejo de Resistência de Plantas Daninhas & 2,4-D, realizado nesta terça-feira, 30, no Espaço ECO, em Pedrinhas Paulista.

O produtor rural Renato Claudino, que acompanhou o evento, afirmou que o debate esclareceu suas dúvidas referentes às técnicas para o controle de plantas daninhas. "A palestra mostrou que alguns cuidados simples trazem bons resultados no uso do 2,4-D. Nós precisamos fazer a nossa parte", ressaltou.

Mauro Rizzardi abordou informações sobre o manejo de resistência de plantas daninhas, o papel dos herbicidas e das boas práticas agrícolas no combate deste problema, além de apresentar aspectos técnicos do 2,4-D, como suas características físico-químicas, situação regulatória, estudos de toxicidade, ecotoxicidade e segurança no campo. "A perda de produtividade devido à presença de plantas daninhas que não são controladas pode chegar a 40%. Com o controle incorreto, varia entre 5 e 10%. Uma planta de Buva por m² reduz em até 12% a produtividade - ou seja, 6 sacos por hectare, o que equivale a uma perda de R$ 360,00", explica Rizzardi.

O evento foi realizado pela Iniciativa 2,4-D, grupo formado pelas empresas Adama, Atanor, Dow AgroSciences e Nufarm para gerar informação técnica sobre o uso correto e seguro de defensivos agrícolas, e faz parte do projeto que ministrará mais de 60 cursos sobre Manejo de Resistência de Plantas Daninhas & 2,4-D em parceria com entidades como a Universidade de Passo Fundo (UPF), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) e Embrapa Soja. O programa passa por mais de 65 cidades nas cinco macrorregiões do Brasil, de maio a novembro de 2015.

Sobre a Iniciativa 2,4-D

A Iniciativa 2,4-D é um grupo formado por representantes das empresas ADAMA, Atanor, Dow AgroSciences e Nufarm, que, com apoio acadêmico, tem como propósito gerar informação técnica sobre o uso correto e seguro de defensivos agrícolas, além de apoiar projetos que abordem esta questão, como o Projeto "Acerte o Alvo - evite a deriva na aplicação de agrotóxicos", realizado no Paraná. O foco é educar o produtor sobre a importância da utilização correta de tecnologias que garantam a qualidade da aplicação dos defensivos agrícolas. O grupo defende que o uso adequado das tecnologias de aplicação e a precaução para evitar a deriva são essenciais para garantir a eficácia e a segurança ambiental na utilização de defensivos agrícolas. A Iniciativa 2,4-D se apresenta como fonte de informação e esclarecimento, que, apoiada por estudos acadêmicos, visa desmistificar o emprego do 2,4-D. Visite: www.iniciativa24d.com.br.

Receba nossas notícias em primeira mão!