Buscar no site

CART encerra o "mês verde" com balanço sustentável

Atividades focadas na preservação ambiental foram realizadas no mês de junho

Divulgação

  • 02/07/15
  • 19:00
  • Atualizado há 459 semanas

Atenta às questões de preservação ambiental e engajada em transformar o meio ambiente, a CART - Concessionária Auto Raposo Tavares encerra as ações de conscientização do "mês verde". A Concessionária escolheu o mês de junho em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho. Foram realizadas ações de conscientização ambiental entre seus colaboradores, usuários e com os municípios do Corredor CART, além de promover campanhas de redução do consumo de energia e água e estimular um estilo de vida sustentável.

O tema da campanha este ano foi "Nossa história combina evolução e sustentabilidade" e contou com divulgação de cartazes nas 12 bases do SAU - Serviço de Atendimento ao Usuário e frases no sistema "CART Atende!" instalado ao longo do Corredor CART. Em parceria com a Polícia Militar Ambiental, foram distribuídas cerca de 5 mil mudas de árvores nativas para usuários da rodovia.

Nas mídias sociais, durante o "mês verde" a CART publicou posts sobre preservação ambiental e vídeos com depoimentos dos projetos socioambientais apoiados pela Concessionária. Dicas para reduzir o consumo de água e energia em casa e passagens de fauna estavam entre os temas publicados.

No município de Ibirarema, em parceria com Secretaria de Meio ambiente, a CART realizou atividades de educação ambiental junto a rede de ensino, servidores municipais e regionais e entregou 1.000 unidades de lixo-car (lixeiras para acoplar no câmbio do carro). Jogar lixo nas ruas ou estradas prejudica o meio ambiente, pode contribuir para focos de incêndio ou ferir animais. Em Assis, o Projeto Broto Verde recebeu alunos da rede de ensino, apresentou o projeto e desenvolveu atividades de educação ambiental.

Em Presidente Epitácio, a APOENA, que executa o Projeto Plantando Árvores e Aproximando Pessoas - selecionado apoiados pelo II Edital do Instituto Invepar, realizou a Semana Internacional do Meio Ambiente de 29/05 a 03/06 e contou com plantio de mudas em área de preservação ambiental. Foram parceiros nesta ação a CART, Polícia Militar Ambiental, Secretaria de Meio Ambiente de Ibirarema, Associação em Defesa do rio Paraná, Afluentes e Mata Ciliar de Presidente Epitácio e Projeto Broto Verde de Assis

Responsabilidade socioambiental

Os projetos socioambientais da CART procuram integrar ao negócio da empresa o desenvolvimento econômico, social e ambiental das localidades onde a empresa atua. Desde 2010, a CART é signatária do Pacto Global, iniciativa da ONU (Organização das Nações Unidas) que tem como objetivo mobilizar empresas para a adoção de valores fundamentais e internacionalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. CART conta com Comitê Interno de Responsabilidade Socioambiental que mantêm contato constante para o intercâmbio de informações e experiências, o planejamento de ações e o estabelecimento conjunto de estratégias, metas e objetivos. A CART aplica periodicamente os Indicadores Ethos, desenvolvidos pelo Instituto Ethos para empresas interessadas em avaliar sua gestão sob a perspectiva da sustentabilidade e da responsabilidade social. Os resultados geraram um plano de ação para áreas diversas da empresa, que é monitorado periodicamente para a melhoria contínua da gestão da responsabilidade social e da sustentabilidade. Também atua em parceria com a CART o Instituto Invepar que apoia projetos que estejam alinhados à valorização territorial e desenvolvimento comunitário, buscando sinergia entre os resultados das ações de responsabilidade social e a presença das empresas do Grupo Invepar na região de forma mais eficiente.

A CART, uma empresa Invepar Rodovias, administra o Corredor Raposo Tavares, que é formado pela SP-225 João Baptista Cabral Rennó, SP-327 Orlando Quagliato e SP-270 Raposo Tavares, no total de 834 quilômetros entre Bauru e Presidente Epitácio, sendo 444 no eixo principal e 390 quilômetros de vicinais.

Receba nossas notícias em primeira mão!