Buscar no site

Dia Municipal do Ferroviário é comemorado com homenagens e café da tarde

O encontro foi agradável, com boas recordações e contou com a presença dos familiares dos trabalhadores e autoridades locais

Assessoria da Prefeitura Municipal de Assis

  • 05/07/15
  • 08:00
  • Atualizado há 458 semanas

Este ano, a Prefeitura de Assis, através da Fundação Assisense de Cultura (FAC) organizou um café da tarde aos antigos Ferroviários. Foi uma tarde agradável de boas recordações, que contou com a presença dos familiares dos trabalhadores, além de autoridades como o prefeito Ricardo Pinheiro Santana e o autor da Lei de 2012, o vereador Alexandre Vêncio.

Além de seguir a legislação, como é feito anualmente, o evento também teve como objetivo ressaltar a memória dos trabalhadores que já faleceram e prestar justas homenagens a todos esses homens que ajudaram a construir a história de Assis.

A Estação Ferroviária Sorocabana foi o mais importante marco para o desenvolvimento do Município de Assis. Ela foi aberta em 1914 e atendia, além da cidade, ao horto da Sorocabana que tinha o mesmo nome. Em 1926, ganhou um novo prédio, tendo sido a Estação antiga adaptada como morada do pessoal de tráfego, em 1927. Acabou sendo reformada em 1938 e, em janeiro de 1999, o último trem de passageiros passou por ali…

Mas as memórias da Estação ainda continuam na cidade. Em 2005, a Estação foi reformada, transformou-se em centro cultural, e em 2006 foi transformada em um Museu dos Ferroviários locais. Com isso, foram conservados objetos, documentos, máquinas e mobiliário expostos à ação do tempo, uma importante ação para preservar a memória da cidade.

Assim, a Lei Municipal 5.629 de 2012 institui na cidade o Dia Municipal do Ferroviário, como homenagem à classe que trouxe o desenvolvimento para a cidade. O Dia do Ferroviário é comemorado todo dia 30 de junho.

Dia do Ferroviário

Receba nossas notícias em primeira mão!