Buscar no site

Prefeitura improvisa local para descarte de lixo em Paraguaçu Pta.

Cetesb afirma que a administração não tem autorização para uso da área. Já a prefeitura ressalta que entregou a documentação e aguarda liberação.

g1.globo.com / Foto: Reprodução / TV TEM

  • 06/07/15
  • 07:00
  • Atualizado há 458 semanas

Um depósito provisório de lixo está incomodando moradores e os trabalhadores de uma usina de reciclagem em Paraguaçu Paulista (SP). O lixo está sendo depositado em um pátio ao lado da usina. A prefeitura diz que pediu o licenciamento para usar a área, mas a cetesb informa que o município não tem essa autorização para o uso da área.

Para o local são levados o lixo doméstico e resíduos produzidos por empresas e indústrias. Tudo que é recolhido na cidade está sendo levado para o local, bem perto das pessoas que trabalham na usina. "É uma sujeira só, cheio de mosquito. Incomoda demais", reclama Aparecida Helena da Silva, uma das funcionárias da usina. "Nós temos que conviver com isso até a prefeitura encontrar um outro local, algum aterro, para despejar esse lixo", completa a também funcionária Lúcia de Oliveira Santos.

Todo material fica espalhado nessa área, inclusive aquilo que pode ser reciclado, como papelão, plástico, vidro, metal, além disso o que mais se encontra no espaço é lixo doméstico e resíduo industrial, e tudo siso fica espalhado no pátio, esperando o transbordo até ser levado para Quatá, outra cidade da região.

De acordo com a Cetesb, a prefeitura não tem as licenças necessárias para depositar o lixo no local, mesmo que seja de forma provisória. Nenhum representante da agência ambiental do estado gravou entrevista, mas por nota, o órgão disse o município foi autuado pela disposição inadequada dos resíduos.

Além do depósito irregular, a equipe de reportagem do TEM Notícias flagrou o lixo sendo levado em caminhão sem nenhuma estrutura, apesar de carrega parte do material que é coletado diariamente. "O caminhao que a gente trabalha está arrumando, então a gente ficou com esse.

A gente usa um caminhão gaiola, mas ele está arrumando", afirma o servidor João da Silva Brito.

O trabalho também é feito sem nenhuma proteção E os servidores ficam em meio ao lixo e utilizam uma enxada e uma vassoura para tirar tudo de cima do caminhão. "A gente só usa uma luva como proteção", completa o outro servidor Paulo Domingos.

Na prefeitura de Paraguaçu Paulista, nenhum representante quis gravar entrevista sobre o local irregular onde o lixo é depositado, mas, em nota, o município disse que toda documentação para o licenciamento da área foi entregue e aguarda a liberação da Cetesb.

Veja o vídeo aqui.

Trabalhadores depositam o lixo sem equipamentos de proteção

Lixo é depósito em um pátio ao lado da usina de reciclagem

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais