Buscar no site

Pais reclamam da falta de médico pediatra na UBS do Bairro Maria Isabel

Secretaria da Saúde reconhece a falta do profissional em todo o Município

Redação AssisCity

  • 30/07/15
  • 09:00
  • Atualizado há 456 semanas

Na manhã desta quarta-feira, 29, Jéssica Aparecida Rodrigues de Oliveira, e seu esposo, Lucas Lauriano de Oliveira, foram até a Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Maria Isabel para levar o filho de 1 ano, que tem suspeita de intolerância à lactose, ao médico pediatra. Mas, chegando lá, para surpresa do casal, não foi possível ter o atendimento médico, pois o único profissional desta área está de férias.

A mãe relatou indignada que ao chegar à UBS foi informada por uma funcionária que todos os pediatras da Rede de Atenção Básica da Saúde de Assis estão de férias, o que inviabilizaria o atendimento.

De acordo com a mãe, o seu filho tem suspeita de intolerância à lactose e precisa de um atendimento médico com urgência.

"Acho uma vergonha o que a atual administração tem feito com a Saúde do Município. Fui levar meu filho ao pediatra, não havia o profissional, aí a funcionária da Unidade relatou que todos os pediatras dos postinhos estão de férias há mais ou menos 15 dias. E o caso do meu menino é sério, pois está com suspeita de alergia ao leite", diz a mãe.

Os pais informam que o atendimento na UBS da Maria Isabel é complicado, pois só tem um médico pediatra na Unidade, o que ocasiona em letargia no atendimento.

"O médico pediatra daqui é bom, mas vem muita gente para ser atendida, aí, às vezes, é difícil conseguir o atendimento, e ocasionalmente não é possível conseguir o encaixe", afirmam os pais da criança.

O outro lado

A coordenadora e a enfermeira da UBS do Bairro Maria Isabel, Ligia Delucy Totti, afirma que a demanda no Município em si é grande para poucos médicos pediatras e na Unidade em que é coordenadora não é diferente.

"Em nossa Unidade só temos o Dr° Airton que volta a trabalhar no dia 13 de agosto. Por conta da demanda, o profissional faz hora extra, trabalha em alguns dias da semana à tarde e faz o atendimento em três horas e meia, sendo que a jornada por período seria de duas horas", diz

Lígia que também afirma que nenhuma criança deixa de ser atendida.

"Os casos de urgências são encaminhados para outras unidades médicas do Município, e neste caso, a criança passará amanhã pelo Posto de Saúde Central", disse.

A coordenadora de atenção básica da saúde de Assis, Amanda Mailio Santana, disse à equipe de reportagem do AssisCity.com que o Município tem cinco médicos pediatras, e no momento quatro destes profissionais estão de férias por conta do recesso escolar.

"Os médicos pediatras entram de férias geralmente em julho e dezembro, período de férias escolares, no entanto, os profissionais ficam de dez a quinze dias afastados, o que não prejudica tanto o atendimento, entretanto, o Dr° Airton tirou um mês de férias", explica.

Segundo Amanda, três destes profissionais retornam do recesso na semana vindoura.

"O retorno de três profissionais vai facilitar o atendimento. No entanto, afirmo que em momento algum as crianças são deixadas de lado. Ao chegarem a algum Posto de Saúde, o enfermeiro responsável faz um processo de triagem e encaminha ao pediatra, seja da Unidade, ou do Posto de Saúde mais próximo", afirma.

Amanda relata que recentemente o Município organizou alguns concursos públicos para o preenchimento de vagas destes profissionais, mas não houve candidatos.

Jéssica Aparecida Rodrigues de Oliveira, e seu esposo, Lucas Lauriano de Oliveira

Receba nossas notícias em primeira mão!