Buscar no site

Novo auditório do Corpo de Bombeiros recebe nome de Maria Cândida Godoy Kobori

Ela é considerada a madrinha dos Bombeiros de Assis

Redação AssisCity

  • 04/08/15
  • 07:00
  • Atualizado há 454 semanas

Na última sexta-feira, 31 de julho, o Corpo de Bombeiros de Assis inaugurou o seu novo auditório com nome dado a uma grande amiga da Corporação. A homenagem póstuma foi a Maria Cândida Godoy Kobori e a dois bombeiros que receberam láureas de honras ao mérito.

Na ocasião estavam importantes personalidades do Corpo de Bombeiros de Assis e alguns convidados como o prefeito municipal, Ricardo Pinheiro Santana, o presidente da Câmara Municipal, Claudecir Rodrigues Martins, entre outros vereadores.

Pedro Mercadante Leite do Canto, nobre escritor e ex-professor da cidade, foi um dos convidados e escreveu um texto para homenagear Maria Cândida. Também participou do evento a nova madrinha da corporação, Lúcia Aparecida Oliveira Lima Campos.

Maria Cândida Godoy Kobori foi uma grande amiga dos bombeiros assisenses. Em 1984 aconteceu um incêndio de grande impacto em uma fábrica de vassouras próximo à sede da corporação e Maria Cândida ajudou-os com água, leite e comida. A partir desta ocasião, a mulher passou a ser a verdadeira madrinha da tropa assisense, pois sempre dava souvenires aos bombeiros, em 2 de julho , Dia do Bombeiro. Ela estava ao lado constantemente dos soldados.

Ainda em vida, conforme relata o Major PM Ricardo Justino, Maria Cândida foi professora e escritora no Jornal Voz da Terra e agora o novo espaço da Corporação Assisense tem seu nome.

"Lembro como se fosse hoje. Falei para ela que iríamos colocar o nome dela em nosso auditório, e na ocasião pediu para que fosse Madrinha Maria Cândida, porque nos tratava como se fossemos afilhados", disse emocionado.

A nova madrinha do Corpo de Bombeiros, Lúcia Aparecida Oliveira Lima Campos, destaca que é um honra ser a nova madrinha da corporação assisense.

"Sempre estive ao lado de Maria Cândida; acompanhava o trabalho dela junto aos bombeiros, e com isso comecei a fazer um pouco do que ela fazia; é uma honra tê-los como afilhados agora, e, poder fazer um pouco do que minha amiga fazia por eles é enobrecedor. Com toda certeza Cândida merece esta homenagem", afirma.

O prefeito municipal e o presidente do Legislativo assisense destacaram a relevância do Corpo de Bombeiros na cidade como um dos mais eficientes do território nacional e a importância de todo o trabalho do Município em relação à corporação, seja no âmbito do Executivo, quanto do Legislativo. Além disso, destacaram o companheirismo e a sua nobreza para com todos os bombeiros e os munícipes.

Diego de Oliveira Pecoraro, tenente do Corpo de Bombeiros de Assis, lembra que Maria Cândida morreu no dia 31 de março de 2011 e que seu corpo foi levado para o sepultamento com uma viatura da corporação.

"Temos um grande respeito pela nossa madrinha, que nos deixou com muita saudade. É muito importante homenageá-la com o seu nome em nosso auditório que serve para ser um espaço de treinamento e brigada. O espaço é amplo, arejado e tem muitas cadeiras, como recursos audiovisuais", diz.

Além disso, Pecoraro destacou a relevância da honraria concedida ao soldado Roks e ao cabo Fábio Joaquim, que por sua vez se destacam nos atendimentos prestados à população. Ambos os bombeiros afirmaram se sentirem honrados com o mérito e felizes por serem homenageados juntamente com a nobre Madrinha Maria Cândida Godoy Cândida Kobori.

,

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais