Buscar no site

Escola Nísia Mercadante conta com parceria da ONG Braços Abertos para pintar quadra da escola

A parceria visa a fomentar a participação da comunidade no cuidado e manutenção do espaço escolar

Assessoria da Prefeitura Municipal de Assis

  • 04/08/15
  • 07:00
  • Atualizado há 454 semanas

Ação elencada entre as metas do programa "Família e Escola", as parcerias da EMEIF Nísia Mercadante do Canto Andrade com entidades e organizações sem fins lucrativos têm sido mantidas e ampliadas para propiciar uma integração educacional cada vez melhor entre escola e comunidade.

Neste recesso, entre os dias 23 e 25 de julho, o projeto Braços Abertos Brasil, Organização Não Governamental, identificada como associação cristã sem fins lucrativos (Utilidade Pública Municipal), voltada a crianças em situação de vulnerabilidade social, se fez presente na escola, mobilizando mais de 30 pessoas entre crianças, adolescentes, jovens e pais de alunos. Na data foi realizada a pintura da quadra de esportes, com marcação da quadra de basquete; também a pintura das marcações de jogos como amarelinha e trabalho de jardinagem.

Como lembra a diretora da Unidade Escolar, Marluce S. Valente, não se trata de substituir a ação do Poder Público pela contribuição voluntária, mas de fomentar a participação da comunidade no cuidado e manutenção do espaço escolar.

"A apropriação do Órgão Público deste espaço, como lugar de socialização, permite à comunidade perceber a escola como um local de pertencimento, onde é possível se identificar e colaborar para a preservação física e social do que há de mais valioso aqui: o processo educativo ", comenta a diretora.

Assim, ao envolver os diversos atores sociais mobilizados pelo projeto em uma ação de preservação e manutenção da Escola Nísia, o projeto Braços Abertos chama os membros da comunidade a se enxergarem como tal.

O vice-presidente da ONG, Eduardo de Melo Ribeiro diz que "O trabalho conjunto, em prol de um lugar tão importante como a escola, leva crianças e jovens a se sentirem úteis, a se verem como pessoas que podem mudar a realidade de suas comunidades".

A equipe gestora diz às entidades assisenses que está de portas abertas para parcerias que venham a agregar aspectos positivos à EMEIF Nísia Mercadante, contribuindo efetivamente para a promoção da educação e da cultura, como o projeto Braços Abertos têm realizado.

Receba nossas notícias em primeira mão!