Buscar no site

'Não tive chance de defesa', diz médico agredido por paciente

Profissional diz que violência foi motivada 'por motivo fútil'. Vítima foi atingida por soco e pontapés em Echaporã (SP)

G1

  • 28/08/15
  • 10:00
  • Atualizado há 451 semanas

O médico que foi agredido por um paciente no Posto de Saúde da Família de Echaporã (SP), nesta quinta-feira (27) ainda tenta entender os motivos da violência. Segundo Vicente Totti Neto, o homem era conhecido e ele não teve chances de se defender dos socos e chutes. "Atendo ele a família há anos pelo programa de Saúde da Família. Por um problema administrativo, ele me ofendeu e pedi, então, para que se retirasse. Quando eu saí para resolver a situação, ele me agrediu com soco na nuca. Eu caí e ele me chutou. Foi um motivo fútil, um ato covarde. Não tive nem condição de defesa."

Para o profissional, o agressor tinha outros meios para reclamar ao invés da agressão. "Apesar da saúde no setor público estar ruim, eu acho que ele poderia procurar a ouvidoria, a Secretaria de Saúde, o prefeito e até a Justiça. Com 33 anos de carreira, me sinto mal pelo que aconteceu. As lesões físicas nem são o pior do caso, mas a sensação de que a coisa está mal. Não gostaria que a agressão fosse esse o caminho."

Caso

De acordo com o médico, a esposa do suspeito foi ao posto no dia anterior pedir uma consulta para a filha deles. Como o Posto da Saúde da Família não tem pronto-atendimento, a enfermeira orientou que a família retornasse no dia seguinte, mas o homem não aceitou e entendeu a orientação como descaso.

O marido foi até o consultório e agrediu o médico com socos e pontapés. A agressão continuou até a recepção do posto, quando outro paciente os separou. O médico chegou a ficar desacordado, segundo o colega de trabalho. O paciente foi embora, mas a polícia o localizou em casa. Ele foi levado à delegacia, onde foi registrado um boletim de ocorrência por agressão, e depois foi liberado. O médico recebeu atendimento no Posto de Saúde.

Em nota, a Prefeitura de Echaporã, informou que a Secretaria Municipal de Saúde já abriu um boletim de ocorrência para que medidas judiciais possam ser tomadas, após apuração da responsabilidade pelas autoridades policiais. Também informou que repudia qualquer manifestação de violência e está tomando todas as medidas cabíveis, como a abertura de procedimento administrativo para apurar os fatos e melhorar a estrutura da segurança do local.

Médico é agredido por paciente em consultório na cidade de Echaporã

Receba nossas notícias em primeira mão!