Buscar no site

Citometria de fluxo e suas aplicações é tema de palestra na UNESP

A palestra é gratuita e acontece no dia 3 de setembro

Divulgação

  • 29/08/15
  • 08:00
  • Atualizado há 451 semanas

Acontece na sala do prédio de Biotecnologia, na UNESP de Assis, no dia 3 de setembro, às 14 horas, a palestra Citometria de fluxo e suas aplicações. A palestra é gratuita.

É uma técnica que hoje em dia é muito utilizada para contagem, classificação e análise de partículas microscópicas que se encontram suspensas em um meio aquoso e em fluxo. É uma forma de análise citológica que se beneficia por equipamentos modernos que tem seu funcionamento através de laser, o que permite maior precisão nos resultados.

Com alta precisão, é possível analisar vários parâmetros simultaneamente, sendo conhecida também como Citometria de Fluxo Multiparamétrica. Através de um equipamento de detecção óptico-eletrônico é possível realizar uma varredura minuciosa e desvendar qualquer característica físico-química de uma simples célula, também é possível contar e separar células em suspensão.

A grande vantagem é a capacidade de avaliar em curto espaço de tempo, grande numero de células com alta sensibilidade e especificidade proporcionando em seus resultados informações suficientes para diagnósticos precisos sem a necessidade de outros exames. A análise de Citometria de Fluxo permite avaliar parâmetros intrínsecos e extrínsecos. Dos intrínsecos temos os estruturais ( morfologia da célula e proteínas por fluorescência) e funcionais ( proliferação célula, ativação celular e apoptose). Os extrínsecos compreende os estruturais (Conteúdo de DNA e RNA, Taxa de DNA, Estrutura cromatina, Proteínas totais ou básicas, Grupos químicos, Antígenos, Açúcares de superfície, Estrutura citoesqueleto). Dentre das principais aplicações da Citometria de Fluxo, esta pode ser utilizada em todo tipo de organismo celular em Hematologia, Imunologia, Cancerologia, Ciclo Celular, Embriologia, Farmacologia e ainda esta sendo utilizado em algumas pesquisas Oceanográficas e em estudos Cromossômicos.

A citometria de fluxo é um método emergente na medicina na hematologia, incluindo a avaliação de células-tronco hematopoiéticas, eritrócitos, leucócitos e plaquetas. A citometria de fluxo por sua vez, é uma ferramenta biotecnológica que possibilita caracterizar o genoma nuclear das espécies vegetais, fornecendo informações que contribuem para estudos de melhoramento, taxonomia e evolução, mensurar o nível de ploidia e o conteúdo de DNA nuclear, e confirmar a origem de híbridos interespecíficos previamente originados por meio da fusão de gametas.

O objetivo desta reunião científica é apresentar ao grupo a possibilidade de aquisição multiusuário deste equipamento, otimizando pesquisas na área.

Inscrições gratuitas: www.inscricoes.fmb.unesp.br/fcl

Receba nossas notícias em primeira mão!