Buscar no site

Prefeito dá explicações na Câmara, mas vereadores ainda se queixam de dúvidas

Prefeito fala em crise na Prefeitura. Foi criada uma comissão de gastos públicos para estudar como amenizar a situação financeira do Município

Redação AssisCity

  • 01/09/15
  • 11:00
  • Atualizado há 451 semanas

A expectativa da presença do prefeito de Assis, Ricardo Pinheiro Santana, na Câmara de Vereadores, para dar explicações e responder questionamentos que lhe fossem feito levou um grande público ao Plenário na noite e segunda-feira, 31 de agosto, boa parte formado por servidores municipais, comissionados e secretários de governo. A vice-prefeita, Lenilda Ramos Lins e Silva, e o secretário de Fazenda, Alexander Seródio, acompanharam o prefeito próximo a Tribuna, mas apenas Ricardo Pinheiro falou.

Começou dizendo das dificuldades financeiras que a Prefeitura vem enfrentando, assim como em outras cidades, citando Americana e Marília em que o pagamento dos servidores foi escalonado, a exemplo do Estado do rio Grande do Sul.

"Divergências partidárias sempre existirão, mas está na hora de o Poder Executivo e o Legislativo de Assis darem as mãos e olharmos efetivamente para o Município, nos unirmos em prol do bem comum", argumentou.

Citou a queda da arrecadação e repasses dos governos Federal e Estadual, que os municípios ficam com a menor parte de tudo o que é arrecadado em impostos enquanto a Prefeitura é responsável direta pela maioria dos investimentos. Por isso, indicou que pretende tomar medidas impopulares e contará com o apoio da Câmara para que adote tais medidas, citando dentre elas o "REFIS", que é o parcelamento de dívidas de contribuintes devedores, visando aumentar a arrecadação municipal.

O prefeito mencionou que foi criada uma comissão de gastos públicos para estudar como amenizar a situação financeira do Município e voltou a dizer que terá que tomar decisão em breve, ainda que sejam impopulares.

Depois, respondeu a questionamentos dos vereadores Arlindo do Raio X, Thiago Hernandes, Alexandre Cachorrão, em relação a falta do ônibus da Saúde na zona rural, saída do secretário de Meio Ambiente, atendimentos da UPA e SAMU diante a falta de repasses, destinação de resíduos sólidos, pagamento do funcionalismo público, desenvolvimento industrial e reforma do Centro Social Urbano.

Após as considerações finais do prefeito, não havendo mais perguntas dos demais vereadores, o presidente da Câmara, Claudecir Rodrigues, suspendeu a Sessão por 5 minutos. Neste intervalo, o plenário praticamente se esvaziou e na volta, outros dois vereadores usaram a Tribuna para falar.

Vereadores ainda se queixam de dúvidas

Paulo Mattioli Júnior disse que esperava que o prefeito e sua equipe permanecessem um pouco mais para ouvir as declarações pessoais dos vereadores. Questionou, sem a presença de Ricardo Pinheiro, sobre pontos que não ficaram esclarecidos em sua opinião, como o projeto do "REFIS", porque foi apresentado só agora no fim do mandato, e o lixo doméstico que é recolhido, se é pesado antes de sair de Assis para pagar somente o que se carrega, ou se a pesagem é feita só em Quatá na empresa que cobra para depositar os resíduos.

Duvidou ainda da necessidade de contratar a Fundação Getúlio Vargas para auditoria nas contas da Prefeitura, o que gerou custos de R$ 500 mil e citou gastos de R$ 3 milhões para o geo-processamento da cidade para aumentar o valor do IPTU sem consultar a Câmara.

O vereador Timba, que presidiu a Comissão Especial de Inquérito sobre o Lixo Doméstico também se disse em dúvida com algumas questões: "o prefeito considera que estamos fazendo campanha política antecipada, estava nervoso, exaltado, falou da dificuldade de recursos. Coloque a casa em ordem. Faça economia nos trabalhos. Compre caminhões e economize no transbordo do lixo, por exemplo. Quanto gastou para fazer um jornal tendencioso lido aqui nesta Tribuna para denegrir a imagem do Poder Legislativo? Dinheiro tem, é só administrar certo. Vamos sim sentar e conversar juntos, Poder Executivo e vereadores, mas tem que acertar os pontos antes.

Receba nossas notícias em primeira mão!