Buscar no site

Assis é sede do 7º Encontro de Topografia

Evento promovido pela Duke Energy será realizado nos dias 23 e 24 de setembro com debates sobre tecnologias de topografia e geodésia

Divulgação

  • 01/09/15
  • 18:00
  • Atualizado há 447 semanas

A Duke Energy promove, nos dias 23 e 24 de setembro, a 7ª Edição do Encontro de Topografia. Neste ano o evento será realizado nas dependências da UNIP (Universidade Paulista) de Assis e os interessados devem se inscrever até o dia 18 pelo site.

Com vagas limitadas, a programação reúne estudantes e profissionais especializados em serviços de topografia em reservatórios para geração de energia elétrica.

De acordo com Ivan Takeshi Toyama, gerente-adjunto de Patrimônio da Duke Energy, o objetivo do encontro é avançar nos debates sobre novas tecnologias e o emprego de melhores práticas em trabalhos topográficos e geodésia na geração de energia elétrica, meio ambiente, ocupação do solo, regularização de áreas e gestão fundiária.

Além da UNIP, nesta edição o Encontro de Topografia tem a parceria do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), FCT/Unesp (Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista), Universidade Federal de Juiz de Fora, CBRN (Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais da Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo) e IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Participam ainda representantes das empresas de consultoria e equipamentos em geotecnologias Consulgel, Engemap e Tomasini, e técnicos das companhias do setor elétrico tais como Cesp, Copel, Tractebel, Cemig e Itaipu, participantes das edições anteriores.

Para os dois dias de evento estão programados palestras, mesa de debates e workshop sobre temas relacionados ao uso e ocupação do solo, mapeamento digital, resoluções do setor elétrico, visualização de reservatórios via satélite, regularização de áreas por meio do Sicar (Sistema de Cadastro Ambiental Rural), tecnologias aplicadas ao levantamento topográfico e geodésia, e desafios da profissão.

O Encontro de Topografia é pioneiro na região da Bacia do Paranapanema e já foi realizado nas cidades de Ourinhos (SP), Cambará (PR), Paraguaçu Paulista (SP), Cornélio Procópio (PR), Avaré (SP) e Paranavaí (PR).

Saiba Mais

A topografia e geodésia são consideradas fundamentais na geração de qualquer base cartográfica e utilizadas em levantamento de barragens, redes elétricas, telefônicas, hidráulicas; cálculos de volume de aterros e terraplenagens; plantas topográficas de lotes e áreas edificadas; mapeamento de lavouras e áreas de preservação permanente; rodovias; etc.

A topografia trata de projetos com até 10 quilômetros de lados (considerando o terreno como plano), enquanto a geodésia abrange os que excedem esse limite, sendo necessário considerar a curvatura da Terra em suas medições.

A Duke Energy Brasil opera e administra oito usinas hidrelétricas instaladas ao longo do rio Paranapanema e duas pequenas centrais hidrelétricas no rio Sapucaí-Mirim, com um total de 2.274 megawatts (MW) de capacidade instalada. Anualmente, gera cerca de 12,5 milhões de MWh, energia suficiente para abastecer por um ano 6,5 milhões de famílias ou 26 milhões de habitantes. Com cerca de 325 empregados no país, a Duke Energy Brasil representa o maior investimento internacional da norte-americana Duke Energy Corp., a maior companhia de serviços públicos dos Estados Unidos.

A cada ano, evento reúne estudantes e profissionais de topografia e geodésia

A cada ano, evento reúne estudantes e profissionais de topografia e geodésia

Receba nossas notícias em primeira mão!