Buscar no site

Coopermota realiza evento estadual de pós-colheita

Assis será a sede do evento estadual que será realizado pela Coopermota e promovido pela Associação Brasileira de Pós-colheita, com a participação de ex-ministros, membros da Embrapa e especialistas ligados ao tema

Divulgação

  • 01/09/15
  • 17:00
  • Atualizado há 447 semanas

Entre os dias 11 e 12 de novembro, a Coopermota realizará o II Simpósio de Pós-colheita de Grãos do Estado de São Paulo, no Salão de Eventos da Associação Comercial e Industrial de Assis (Acia). O evento é promovido pela Associação Brasileira de Pós-Colheita (Abrapós) e terá como tema as "Tendências e Tecnologias de Pós-colheita". Mesas redondas formadas por ex-ministro da Agricultura ou por integrantes do atual Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), docentes de diferentes universidades, entre outros, irão compor o grupo de palestrantes do evento.

Além da Coopermota, que é realizadora do Simpósio, a iniciativa conta com a participação de quase 15 instituições como co-promotoras, compreendidas por cooperativas de todo o estado, empresas do setor, instituições e organizações estaduais ou nacionais, incluindo a Embrapa, a Ceagesp e o Instituto Biológico, da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios - APTA, vinculada à Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (SAA). O Simpósio conta ainda com o apoio da Associação Brasileira de Armazenagem (Abcao) e da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

O Simpósio ocorre pela segunda vez no estado, tendo a sua primeira edição realizada no ano passado, em Araraquara. A organização destaca que a vinda do simpósio para São Paulo se justifica pelo interesse de proprietários de silos na promoção do avanço tecnológico de sua atividade. O coordenador geral do evento, Djalma Soares Franco, que é gestor de armazenagem da Coopermota, destaca que a iniciativa traz importantes temas para a discussão, que estão diretamente relacionados ao dia a dia dos trabalhadores e empresários que atuam no armazenamento da produção de grãos da região. "Teremos informações relevantes no que se refere às tecnologias aplicadas neste sistema, as quais trazem mais segurança, qualidade e eficiência para as empresas armazenadoras", diz.

Temas com relevância regional

O presidente da Abrapós, Marcelo Álvares de Oliveira, que também é pesquisador da Embrapa Soja/Londrina, destaca que embora o estado de São Paulo não seja um dos principais estados no que se refere à volume de armazenagem de grãos, o investimento em grãos vem aumentando no estado, principalmente com o plantio em áreas de reforma de canavial. Diante disso, tem aumentado a preocupação com armazenagem, com implicações na qualidade dos grãos e tudo que esteja relacionado com o tema. "O Simpósio que estamos promovendo é bastante técnico e voltado para as pessoas que trabalham com unidades armazenadora de grão. As abordagens serão bastante específicas e devem contribuir com subsídios para o setor", diz.

Para a edição deste simpósio, Oliveira explica que foram escolhidas palestras e abordagens em painéis de discussões relacionados a questões que estão latentes na região. "As demandas locais foram consideradas pela organização para que as informações sejam interessantes para o público expectador. As palestras sobre pragas e aplicação de fosfina por exemplo, surgiu aqui na comissão organizadora", cita.

Inscrições e mais informações podem ser obtidas no site ou Coopermota

Receba nossas notícias em primeira mão!