Buscar no site

Assisense morto em festa rave há um ano é homenageado na Suíça

Morador de Assis morreu afogado após pular em rio em Zurique. Organização colocou foto de Mateus Henrique Marioto em totem

G1

  • 02/09/15
  • 18:00
  • Atualizado há 447 semanas

O estudante e assisense Mateus Henrique Marioto, que morreu afogado ao pular no Rio Limmat em Zurique, na Suíça, há um ano, foi homenageado na Street Parade, na Suíça, neste fim de semana. O jovem morreu aos 23 anos durante a festa de música eletrônica realizada todo ano em Zurique. Mateus era morador de Assis (SP) e aluno da Unesp de São José do Rio Preto.

Em entrevista ao G1 nesta quarta-feira (2), a brasileira Valquíria Marroques de Miranda conta que não era amiga de Mateus, mas se sensibilizou com a história. Ela foi à festa neste ano e encontrou um totem com a foto do jovem. "O totem era grande, bonito e com flores naturais. Tinha velas e as pessoas deixavam objetos ali. Eu só pensei que a mãe dele precisava saber que ele estava sendo lembrado, então tirei uma foto", diz. Na legenda da foto estava escrito: "Você esteve aqui conosco e foi daqui que partiste deste mundo cedo demais! Onde você estiver agora nós te desejamos que esteja em um lugar feliz."

Aplausos e minuto de silêncio

Além do totem, a organização do evento pediu um minuto de silêncio aos participantes. "Após o silêncio, mais de um milhão de pessoas que estavam lá ficaram aplaudindo o Mateus. Foi emocionante", lembra Valquíria, que procurou a mãe de Mateus na rede social para contar o que aconteceu.

Sandra Luiza Bastos Vidal, mãe do jovem, ficou muito emocionada. "Fiquei muito feliz que a morte dele não foi em vão. No meio de milhares de pessoas ele foi lembrado. Em um dia que eu estava triste se alguém estaria rezando por ele, milhares estavam aplaudindo. Não passou em branco."

Sandra contou ao G1 que gostaria muito de estar na festa para tentar fazer com que as pessoas lembrassem do caso e que o local tivesse mais segurança. "Ele falava que lá ele podia pular no rio e aconteceu isso com ele, mas esse ano foi diferente. Ficou mais seguro."

Entenda o caso

O estudante Matheus Henrique Marioto, de 23 anos, desapareceu no dia 2 de setembro de 2014, durante uma festa de música eletrônica, em Zurique, na Suíça. O corpo do jovem foi encontrado no Rio Limmat no dia 8 de agosto. A causa da morte de Matheus, que morava na Alemanha desde junho de 2014, foi por afogamento.

A polícia da Suíça contou que ele teria pulado da ponte Quaibrücke no lago de Zurique para se refrescar e não foi mais localizado. No dia do desaparecimento, ele havia participado de uma das maiores festas de música eletrônica da Europa, a Street Parade.

Matheus concluiu a graduação em Ciência da Computação Matemática no Ibilce em 2011 e, desde 2013 era aluno do programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação e trabalhava em projeto de mestrado na linha de Engenharia de Software e Banco de Dados, da Unesp de São José do Rio Preto. De acordo com a Unesp, um exame de DNA feito com objetos retirados de seu apartamento comprovou a identidade do corpo do brasileiro, natural de Assis (SP). O corpo do jovem foi enterrado em São José do Rio Preto.

Jovem foi homenageado em festa

Matheus Marioto morava na Alemanha

Jovem sumiu após festa have na Suiça

Receba nossas notícias em primeira mão!