Buscar no site

Prefeitura de Assis corta lanche das crianças do projeto 'Esporte como você sempre quis'

Secretária diz que a Prefeitura oferecia o lanche como cortesia. Outras medidas para contenção de despesas estão em estudo

Redação AssisCity

  • 04/09/15
  • 07:00
  • Atualizado há 446 semanas

Imediatamente após anunciar, na Câmara de Assis, que tomaria medidas 'impopulares', o prefeito já toma como medida administrativa para driblar a crise, o corte do lanche de aproximadamente 600 crianças que participam do projeto 'Esporte como você sempre quis'.

A Secretaria Municipal da Educação do Municipal da Educação de Assis anunciou as escolas da Rede Municipal, na última terça-feira, dia 1º, a medida de austeridade que havia sido tomada.

As crianças da Rede Municipal de Ensino participam do projeto 'Esporte como você sempre quis' no contra turno de suas atividades escolares, em grande parte das instituições escolares do Município, e no projeto desenvolvido o lanche era oferecido a essas crianças. Isso, até o dia 31 de agosto, porque desde então as crianças não mais receberam essa alimentação que complementava seus sustentos.

A secretária Municipal da Educação, Maria Amélia Artigas dos Santos, afirma que a medida foi tomada para conter gastos da atual administração e deixou claro que o lanche era oferecido como cortesia.

"A nossa Pasta está seguindo pedidos do prefeito, pois a crise vigente em nosso País também tem abalado a esfera municipal e fez com que reduzíssemos gastos, dessa forma, resolvemos cortar o lanche das crianças deste projeto, que era uma cortesia oferecida, pois os alunos só ficam no máximo duas horas nestas atividades extras desenvolvidas, ou seja, já veem alimentadas de suas casas", diz.

A secretária ressalta: "houve diversas conversas entre o Legislativo e o Executivo da cidade para que a medida fosse adotada".

Maria Amélia frisa que a merenda escolar continua sendo fornecida com a mesma qualidade e que não foi afetada, e que ela foi priorizada em detrimento ao lanche do projeto.

De acordo com a secretária, as escolas foram avisadas por e-mail e os diretores avisaram os professores, que por sua vez devem ter repassado aos pais dos alunos, ou apenas aos alunos.

A secretária foi questionada do quanto, em dinheiro, é economizado com o corte do lanche das crianças do projeto, mas ela não respondeu e limitou-se a dizer que eram oferecidos em torno de 581 lanches aos que participam do 'Esporte como você sempre quis'.

O projeto 'Esporte como você sempre quis' foi criado em 2013 e oferece a iniciação ao esporte em diversas modalidades, como basquete, vôlei, futsal, damas, ginástica rítmica, damas, xadrez, entre outros.

Por fim, Maria Amélia ressalta que a sua Secretaria também está tomando outras medidas cabíveis para reduzir o custo da Pasta aos cofres do Município, como a contenção de horas extras dos funcionários e corte de alugueis.

Maria Amélia Artigas dos Santos

Receba nossas notícias em primeira mão!