Buscar no site

Rotarianos realizam atividades sobre a Síndrome Alcoólica Fetal

Atividades realizadas na cidade de Assis destacam a importância da mulher grávida não beber durante a gestação

Divulgação

  • 08/10/15
  • 15:00
  • Atualizado há 445 semanas

Rotarianos da cidade de Assis estiveram mobilizados para a realização de uma série de atividades envolvendo rotarianos dos quatro clubes rotários da cidade, sobre a Síndrome Alcoólica Fetal (Saf), campanha liderada pelos rotarianos do Distrito 4510 do Rotary International.

Em diversas cidades do interior paulista já se tornou Lei Municipal e em outras os cuidados com a gestante para que não consuma álcool durante a gestação estão prestes a se tornar lei. "Uma iniciativa dos rotarianos, dentro de uma das seis ênfases da Fundação Rotária, de Saúde Materno Infantil", destaca o governador do D4510 do RI, o publicitário Gesner Dias Júnior, associado do Rotary Club de Presidente Prudente, ao elogiar a iniciativa dos rotarianos assisenses.

Uma série de atividades foram organizadas pelos rotarianos de Assis como forma de destacar a importância da conscientização de que mulheres grávidas não devem ingerir bebida alcoólica.

Numa parceria com a Secretaria Municipal da Saúde e da Educação do Município de Assis, bem como com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescentes, foram entregues panfletos, adesivos colantes para veículos, cartazes adesivados para estabelecimentos comerciais, sempre reforçando a campanha que teve como tema: Gravidez sem álcool... o filho agradece.

"Essa é uma campanha de conscientização de toda a população assisense para que as gestantes não façam a ingestão de bebidas alcoólicas durante todo o período de gestação", reforça o advogado Ricardo de Maio Bermejo, associado do Rotary Club de Assis-Norte, um dos coordenadores da campanha realizada.

Foram colocados cinco "out doors" em vários pontos na cidade de Assis divulgando a campanha, por 15 dias, bem como rotarianos desfilaram junto com o grupo da Secretaria Municipal da Saúde na Avenida Rui Barbosa, no Centro da cidade, mostrando as faixas e banners da campanha e distribuindo panfletos para a população.

Na sessão da Câmara Municipal de Assis, a contabilista Solange Negri Bermejo, associada do Rotary Club de Assis-Fraternal, participou na "Tribuna Livre", quando reforçou a divulgação da campanha realizada pelos Rotary Clubs da cidade de Assis, que atualmente são Rotary Club de Assis, Rotary Club de Assis-Norte, Rotary Club de Assis-do Vale e Rotary Club de Assis-Fraternal.

Uma palestra com médico pediatra Regis Ricardo Assad, associado do Rotary Club de Presidente Prudente-Sul, e idealizador da campanha no Distrito 4510 do Rotary International, foi realizada na sede do Rotary Club de Assis, com a participação da população assisense, representantes de secretarias municipais de Assis, entidades e rotarianos das cidades de Cândido Mota, Tarumã, Palmital, Maracai, Paraguaçú Paulista, Quatá, Marília e Presidente Prudente.

Em Assis já existe a Lei Municipal de n.º5953/2015, de autoria do vereador Alexandre Cobra Vencio, permitindo que a campanha seja desenvolvida dentro da programação das atividades da Prefeitura . "Inclusive, nestas atividades sempre contamos com a participação dos rotaractianos e interactiados de Assis", lembra Ricardo de Maio Bermejo sobre os jovens beneficiados pelos programas do Rotary International.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais