Buscar no site

Estrada da Água do Freire está em péssimas condições de conservação

Secretarias do Meio Ambiente e Obras, Planejamentos e Serviços alegam tomar atitudes

Redação AssisCity

  • 27/11/15
  • 19:00
  • Atualizado há 434 semanas

Os moradores da Água do Freire, principalmente aqueles que residem nas proximidades da estrada de terra, depois da Avenida David Passarinho, reclamam do descaso da Prefeitura para com a área. A chuvarada tem causado grandes crateras na área e muita água está acumulada. Além deste problema, o lixo é um fator preocupante, pois muitas pessoas descartam resíduos de maneira irregular no local.

Um morador da região comenta que os buracos na área são cada vez maiores após as chuvas e, mesmo que a Secretaria de Obras, Planejamento e Serviços arrume a estrada, ela continua em péssimas condições e moradores estão jogando restos de entulhos para tampar os buracos.

"Quando arrumam jogam entulho bruto; nesta quinta-feira, 26, prometeram melhorias na estrada, mas o serviço realizado precisa ser melhor, pois na próxima chuva, o material vai escorrer todo, ainda mais que junto com o entulho vem muita terra nos caminhões da Prefeitura. Desse jeito, quando chove o lamaçal aumenta", diz o morador da Água do Freire.

Segundo o morador da Água do Freire, o risco que dos condutores que passam pelo local é grande e inclusive, em um dos buracos, o cabo de uma enxada é coberto pela metade, ao colocá-lo verticalmente.

O munícipe relata que muitos moradores descartam lixo irregularmente na área, inclusive descarte de animais mortos. "Acredito que a Prefeitura deveria fiscalizar melhor a área, seja em relação à estrada e ao lixo depositado sem precedentes por muitas pessoas", sugere.

O outro lado

O secretário de Obras, Planejamento e Serviços, Valter de Souza Filho, confirma que o material utilizado para tapar os buracos na estrada da Água do Freire são restos de entulhos de construção civil como concreto e alvenaria, que são triturados e utilizados emergencialmente. O responsável pela Pasta diz que o problema neste local agravou em decorrência do rompimento da curva de nível de uma propriedade próxima a área.

"Uma propriedade rural próxima a área que está localizada em um nível superior à estrada, teve um problema na curva de nível e estourou. A curva de nível do vizinho também teve o mesmo problema e a água toda veio e prejudicou o local", informa.

Valter comenta que o proprietário rural deve ser multado pela Secretaria de Agricultura do Estado de São Paulo, uma vez que ela é a responsável por este tipo de fiscalização.

O secretário do Meio Ambiente, Fabiano Cavalcante, explica que as orientações são feitas aos moradores, mas infelizmente ocorre o descarte irregular.

"Orientamos com frequência. Além da orientação, já multamos dez pessoas nos últimos 30 dias. Infelizmente, a cidade tem doze pontos de descarte irregular. A Secretaria se empenha na limpeza das áreas, entretanto, os moradores precisam colaborar", orienta.

Lixo espalhado à margem da estrada da Água do Freire

Buracos provocados pela chuva na estrada da Água do Freire

Água acumulada na beira da estrada da Água do Freire

Lixo jogado na estrada da Água do Freire

Receba nossas notícias em primeira mão!