Buscar no site

Catedral do Sagrado Coração de Jesus está pronta para receber o corpo de Dom Simão

O corpo do bispo chega em Assis às 14h30. A demora da chegada do corpo de Dom Simão em Assis é em decorrência do bispo ser doador de órgãos

Redação AssisCity

  • 27/11/15
  • 12:00
  • Atualizado há 438 semanas

A Catedral do Sagrado Coração de Jesus está pronta para receber o corpo do bispo Dom José Benedito Simão, que está em Marília ainda, e a demora da chegada em Assis é em decorrência do bispo ser doador de órgãos e esses procedimentos estarem sendo feitos. O corpo chega em Assis às 14h30.

O velório de um bispo é recheado de rituais simbólicos e o padre da Diocese de Assis, Carlos Augusto Júnior, o padre Juninho, explica um pouco sobre os atos simbólicos e lembra da importância de Dom Simão para os fiéis e padres da Diocese.

De acordo com padre Juninho, o tapete vermelho estendido na Catedral simboliza a tradição da Igreja, onde o corpo de Dom Simão representa a despedida da vida na Terra para a esperança da ressurreição. Assim, como os toques dos sinos que anunciaram a sua morte no início da manhã desta sexta-feira.

"O corpo do nosso bispo será preparado com algumas insígnias episcopais como a mitra, anel e a cruz peitoral que representam a plenitude do Ministério Episcopal, o sacerdócio em si. Ao longo do velório acontecerão várias missas e celebrações. Na última missa antes do sepultamento, ocorrerá a benção do corpo e a incensação, rituais que celebram o oferecimento do corpo a Deus", explica.

Padre Juninho lembra que o bispo Dom José Benedito Simão inovou a Diocese de Assis, os fiéis e os padres das 26 paróquias e dos 19 municípios abrangidos pela Diocese.

Juninho ressalta que o próximo bispo será escolhido pelo Papa Francisco através da Nunciatura Apostólica e enquanto não acontecer a decisão, a Diocese de Assis ficará com o cargo vacante. As decisões serão tomadas através do Colégio de Consultores, que é formado por oito padres das Paróquias da Diocese.

Bispo Dom José Benedito Simão

Receba nossas notícias em primeira mão!