Buscar no site

Simulador de direção será implantado em caráter facultativo no Estado de São Paulo

Medida passa a valer a partir de hoje e busca evitar reajustes no valor praticado pelas autoescolas. Parte das aulas práticas noturnas poderá ser realizada no equipamento

Assessoria de Comunicação Detran.SP

  • 07/07/14
  • 16:00
  • Atualizado há 510 semanas

O simulador de direção veicular, previsto em legislação federal, será implantado em caráter facultativo no Estado de São Paulo, a partir de hoje, 3 de julho.

Após articulação do Governo do Estado de São Paulo, por meio do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP), a resolução de número 493/2014, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), sofreu alterações e agora estabelece que o candidato à primeira habilitação na categoria "B" (carro) possa optar por realizar as aulas noturnas no equipamento. O mesmo vale para os motoristas que desejam adicionar a categoria "B" à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou que terão que reiniciar o processo porque tiveram o documento cassado por infração de trânsito.

O condutor em treinamento para obter a Permissão para Dirigir (1ª habilitação) poderá escolher se realizará até três das quatro aulas noturnas previstas no simulador de direção, que recria condições adversas e de risco muitas vezes encontradas nas vias. No caso de adição de categoria "B" à CNH, o motorista poderá fazer até duas das três aulas noturnas previstas. No total, é preciso cumprir, no mínimo, 20 horas/aula ao tirar a 1ª habilitação e 15 horas/aula prática por adição de categoria - incluindo as noturnas.

A medida busca evitar possíveis reajustes nas tarifas praticadas pelo mercado para o processo de habilitação de condutores. "A tecnologia deve reduzir custos e facilitar a vida das pessoas. Estamos investindo na capacitação dos condutores, porém o cidadão que passa pelo processo de habilitação não pode ser onerado financeiramente pela mudança", destaca Neiva Doretto, diretora-presidente do Detran.SP.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais