Buscar no site

Pais devem preferir bebidas lácteas a base de soja na lancheira dos filhos

Produto contém fibras e menos gorduras que os achocolatados, orienta especialista do programa Meu Pratinho Saudável

Assessoria Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo

  • 19/08/14
  • 14:00
  • Atualizado há 501 semanas

Com a volta às aulas, o programa Meu Pratinho Saudável, iniciativa do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP em parceria com a LatinMed, orienta os pais para que prefiram bebidas lácteas de chocolate em vez de achocolatados em caixinhas na composição da lancheira de seus filhos.

Segundo a médica Elisabete Almeida, coordenadora do programa, as bebidas lácteas a base de soja possuem algumas vantagens como a presença de fibras e quatro vezes menos gorduras saturadas do que os achocolatados.

"A gordura é importante para a saúde das crianças, desde que seja uma gordura boa, ou seja, as gorduras dos tipos poli-insaturada e monoinsaturada", diz a especialista.

Ela explica, ainda, que a bebida láctea com chocolate tem quase o dobro da quantidade de açúcar que a de soja com sabor de chocolate. E que, além disso, a bebida de soja com sabor chocolate contem as vitaminas D, E, B6, B12 e B2 e não contem lactose e nem colesterol.

A coordenadora do Meu Pratinho Saudável também afirma que, para escolher a bebida láctea mais saudável é fundamental ler os rótulos. "Este cuidado é imprescindível, principalmente em se tratando de um produto industrializado consumido por crianças", conclui.

Receba nossas notícias em primeira mão!