Buscar no site

Criança e mulher contraem leishmaniose em Tupã

São os dois primeiros casos confirmados neste ano na cidade.

fonte: Diario de Tupã

  • 07/04/14
  • 12:00
  • Atualizado há 523 semanas

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou os dois primeiros casos positivos de leishmaniose visceral em humanos neste ano em Tupã.

A primeira vítima que contraiu a doença é uma criança, uma menina de apenas 2 anos de idade, residente no Jardim Itaipu, na região Leste da cidade. A criança recebe acompanhamento em um hospital de Marília, através de um infectologista pediatra.

O segundo caso refere-se a uma mulher, com idade aproximada de 40 anos, residente na Vila Indústria, região Sul da cidade. A mulher também recebe acompanhamento de um infectologista em Tupã.

As pacientes deverão continuar com o tratamento e acompanhamento do profissional no período de um ano. Isso porque, nesse período, a doença ocasiona recaídas. Por isso, é essencial o acompanhamento do profissional.

Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, as pacientes pertencem aos PSFs e as equipes estão acompanhando o estado de saúde das mesmas e de seus familiares, verificando se alguém apresenta sintomas, entre outras situações.

O principal sintoma que profissionais da saúde suspeitaram de leishmaniose é que as pacientes apresentaram quadro febril por mais de 7 dias seguidos. Foram feitos os exames necessários que confirmaram a doença.

A doença

A leishmaniose é uma doença transmitida pelo mosquito palha, que pica o animal e repassa ao homem. Em humanos, os principais sintomas da leishmaniose são febre alta, fraqueza aguda e emagrecimento. Quem apresenta esse quadro deve procurar atendimento médico.

A Secretaria de Saúde alerta que, em caso de manifestação dos sintomas, a pessoa deve procurar pela Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência, buscando o diagnóstico e tratamento adequado.Mais informações pelo telefone (14) 3404-2200.

Mosquito Palha

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais