Buscar no site

Ipem-SP autua 19% dos motoristas com tacógrafos irregulares em Tupã

Os motoristas foram autuados pela falta da verificação e certificação do instrumento, popularmente conhecido como tacógrafo.

G1

  • 25/10/14
  • 06:00
  • Atualizado há 495 semanas

Uma operação do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) realizou nesta quinta-feira (23) uma fiscalização dos motoristas com tacógrafos em Tupã. A ação, que contou com o apoio da Polícia Militar, identificou irregularidades em 19% dos 86 veículos fiscalizados.

Os motoristas foram autuados pela falta da verificação e certificação do instrumento, popularmente conhecido como tacógrafo. Os responsáveis têm o prazo de até 10 dias úteis para apresentar defesa junto ao Ipem. A multa pode variar de R$ 768 a R$ 5 mil dobrando na reincidência.

Obrigatório em todos os veículos de transporte com peso bruto acima de 4.536 kg ou com capacidade para mais de dez passageiros, o tacógrafo é fundamental para a segurança nas estradas, sendo considerado a "caixa preta" de caminhões, ônibus e vans escolares. Além de registrar informações do percurso, como respeito aos limites de velocidade e distância percorrida, o tacógrafo também registra o tempo de condução e descanso do motorista.

Em todo o estado, de janeiro a agosto deste ano, o Ipem fiscalizou 14 mil veículos, sendo 18% (2.486) autuados por irregularidades. A categoria de veículos escolares foi a que apresentou maior índice de autuação, com 49% no período. Em seguida, a categoria de cargas em geral somou 27% das autuações; os ônibus foram os terceiros mais autuados, com 25%; e os transportes de produtos perigosos, com 2% de autuações por irregularidades.

Receba nossas notícias em primeira mão!