Buscar no site

Programa cultural da Coopermota recebe estreia de peça teatral sobre cooperação

A atividade foi realizada em parceria com a cooperativa SicoobCredimota e agradou aos estudantes, que permaneceram atentos à encenação teatral

Assessoria de Comunicação - Coopermota

  • 30/09/14
  • 14:00
  • Atualizado há 498 semanas

Quase 400 estudantes do Vale Paranapanema assistiram a estreia da peça teatral "De grão em grão", do grupo Som Vive, atuante na capital paulista. A atividade fez parte do programa Mosaico Jovem, oferecido pelo Sescoop/SP e realizado, neste caso, em parceria com as cooperativas Coopermota e SicoobCredimota. O espetáculo foi encenado nesta quinta-feira (25), em Campos Novos Paulista, na escola Viviana Lúcia de Moraes Franco e abordou questões sobre a cooperação e o trabalho em conjunto para a obtenção de resultados positivos em diferentes atividades.

O pátio da escola foi transformado no palco que recepcionou os artistas, em um clima de cultura e arte ligada à educação. Sentados no chão ou nos bancos dispostos no local para a acomodação das crianças, com idades entre sete e 11 anos, o público estudantil teve contato com um mundo lúdico em que os animais falam e interagem entre si. O espetáculo foi constituído com texto e direção musical de Fernanda Maia, tendo ainda o figurino e o cenário sob responsabilidade do ator Daniel Costa, que contracenou com Lucélia Sérgio e Vivian Bertoco, proprietária da empresa cultural. A proposta teatral começou a ser gestada em junho deste ano e estreou em Campos Novos Paulista, utilizando-se de linguagens facilmente assimiladas pelos estudantes, que acompanharam, atentos,a apresentação.

Na peça, Gorete é uma galinha feliz que gosta de cuidar do seu jardim de flores até que encontra uma espiga de milho e resolve plantá-la para que o grão se multiplique. Para essa iniciativa, convoca Violeta, a vaca que faz bolinhos de queijo para vender. A amiga e vizinha afirma estar muito ocupada com os pães de queijo que produz para serem comercializados e se recusa a se envolver no plantio do milho. A vaca é uma vendedora muito eficiente, mas sofre com o seu constante esquecimento dos produtos no forno e a perda dos pães, que acabam queimados. Do outro lado, o vizinho Francis Bacon, é um porco com dotes culinários, mas com problemas de relacionamento com os clientes devido à sua timidez.

O tempo passa e cada um se mantém voltado ao seu trabalho individual e com algumas dificuldades, até que ambos percebem que aunião dos três em um projeto comum poderia trazer resultados mais positivos no cotidiano do grupo. Nesta iniciativa, Gorete passa a se responsabilizar pelo plantio do milho e a disponibilidade de matéria-prima, para que Francis produza os seus famosos biscoitos de Araruta e Violeta os comercialize na feira. A mudança de postura dos animais, que passaram a trabalhar em conjunto, fez com que eles superassem os problemas até então enfrentados.

A professora Mirtes Gama Rodrigues da Silva é responsável pela turma do segundo ano daquela escola e avalia positivamente a iniciativa de levar o tema da cooperação às crianças no ambiente escolar. "A gente já trabalha com a cooperação entre eles de forma informal, colocando cada um para ajudar o outro na realização das tarefas escolares. O teatro veio para contribuir com a valorização desta perspectiva de ação", afirma. Ela destaca que gostou muito da apresentação.

Mosaico Jovem

Trata-se de um programa oferecido pelo Sescoop às cooperativas, que mantém este sistema de cultura e educação por meio de repasses à entidade. Nas atividades relacionadas ao programa Mosaico Jovem são apresentados espetáculos teatrais em escolas das áreas de abrangência das cooperativas parceiras, mantendo sempre o cooperativismo como o tema das apresentações. É uma maneira de incentivo ao envolvimento das crianças com a cooperação e inseri-las no mundo das cooperativas.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Ver todas as notícias