Buscar no site

Escolas municipais realizam Conselho Participativo de Classe/Ano

Pais e alunos participaram do Conselho

Assessoria da Secretaria Municipal da Educação de Assis / Fotos: Arquivo da escola

  • 03/07/15
  • 09:00
  • Atualizado há 459 semanas

Na última terça-feira, 30, as escolas municipais se reuniram com suas equipes pedagógicas, pais e alunos para realização do Conselho Participativo de Classe/Ano, do 2º bimestre.

O momento teve como objetivo tratar do rendimento escolar dos alunos, dificuldades de aprendizagem, questões relacionadas ao fluxo de alunos (faltas, evasão e transferências), planejamento de novas estratégias de intervenção no processo educativo e principalmente neste momento ouvir pais e alunos.

Na EMEIF Prof. João Leão de Carvalho, alunos representantes de turma foram ouvidos sobre as principais dificuldades e facilidades dentro da escola, momentos prazerosos na rotina, tipos de agrupamentos que favorecem a aprendizagem, melhor organização das salas e qual ambiente da escola é o preferido.

De acordo com Gisele Mendes Dorigo, diretora da Unidade Escolar, os presentes no conselho ficaram muito satisfeitos com a participação dos alunos "que surpreenderam pela postura e seriedade que demonstraram no momento, pois mesmo sendo tão pequenos, conseguiram expressar suas ideias e opiniões e demonstraram oralmente o prazer de participar do encontro e representar os colegas".

O Conselho também ouviu os pais sobre o papel da escola e do próprio Conselho nestes moldes, e em sua maioria elogiaram a iniciativa de convidar a comunidade e as crianças, admiraram o empenho das escolas na busca de melhoria da educação e ainda acrescentaram que as famílias precisam participar mais, mandando os filhos para a escola, participando das reuniões de pais e auxiliando as crianças nas tarefas de casa.

Após o primeiro momento com pais e alunos, os professores e equipe a gestora trataram de casos individuais com propostas de encaminhamentos específicos e ações pontuais que favorecem a ação pedagógica e o avanço dos alunos. "Uma das ações é o combate ao índice de faltas, pois este problema é um entrave para o sucesso dos educandos", finaliza Gisele Dorigo.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais