Buscar no site

Escola Lourdes Pereira realiza palestras sobre prevenção às drogas

Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre como se prevenir ao uso das drogas lícitas e ilícitas

Divulgação

  • 31/08/15
  • 18:00
  • Atualizado há 451 semanas

A Escola Estadual Lourdes Pereira convidou o vereador Valmir Dionizio, voluntário do Amor Exigente, para realizar um Ciclo de Palestras que foi desenvolvido em três etapas, nos dias 12, 19 e 26 de agosto. Na ocasião, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre como se prevenir ao uso das drogas lícitas e ilícitas e terem suas dúvidas esclarecidas.

A ideia partiu da professora mediadora Lígia Garrido de Melo Bastos e da sua equipe gestora. "O vereador Valmir Dionizio sempre esteve presente nos desenvolvimentos dos projetos da escola, ressaltou a importância da prevenção, e do livre arbítrio, pois, muitas crianças e adolescentes têm os primeiros contatos com substancias por curiosidade e desconhecem o poder de dependência que elas causam. A escola desenvolve diversas atividades preventivas e se preocupa com o bem estar dos seus alunos", finaliza a professora Mediadora Lígia.

Aproximadamente cem alunos receberam uma gama de informações sobre qualidade de vida, importância da família, a alimentação saudável, o valor da amizade, a importância do esporte e a busca pela felicidade. Entretanto, o voluntário do Amor-exigente esclareceu aos alunos que tudo isso pode ser perdido pelos vícios. E que a falta de conhecimento influi muito para a experimentação precoce do álcool e do tabaco. Daí para usar inalantes, maconha é um pulo.

Muitos jovens, para serem pertencidos a um determinado grupo optam por usar drogas junto com os colegas, outros usam para preencher algum vazio existencial, por exemplo a falta de espiritualidade, e ainda outros usam por diversos motivos, entre eles desarmonia familiar, lar desestruturado.

No final, Valmir Dionizio enfatiza o risco da uso do crack, que hoje é uma das piores drogas no País, que tem dizimado famílias, e encaminhado muitos jovens para uma vida desregrada, no crime, com internações na Fundação Casa, e adultos para as Penitenciarias.

O crack tem um alto poder viciante, e pode deixar a pessoa dependente após a primeira experimentação da primeira pedra. E com isso, o dependente do crack, se torna um verdadeiro zumbi urbano, e para conseguir alimentar seu vício não mede conseqüências, ficando muitas vezes agressivo,até mesmo com familiares, partindo inevitavelmente para os furtos e roubos a fim de comprar mais pedras .

A possível solução para reinserção social do dependente químico viciado em crack passa por uma desintoxicação e por uma vontade própria de querer parar de usar, e ainda um tratamento médico psiquiátrico e psicológico, aliado a uma forte espiritualidade e afastamento de locais de risco e pessoas que fazem uso.

Receba nossas notícias em primeira mão!