Buscar no site

Semana Nacional de Trânsito: 7 dicas para se proteger ao fazer entregas com moto

Piloto Eliana Malizia, influenciadora em pilotagem segura, explica o que é necessário para se proteger no trânsito ao realizar entregas para aplicativos

Bem-Estar

  • 26/09/20
  • 11:00
  • Atualizado há 185 semanas

Com o tema "Perceba o risco, proteja a vida", a Semana Nacional de Trânsito chama atenção para os perigos no trânsito. Em São Paulo, os dados mais recentes do Infosiga, sistema de informações de acidentes de trânsito do governo estadual, mostram queda nas fatalidades. A única exceção, porém, é em relação aos motociclistas.

Segundo o Infosiga, no mês de agosto deste ano foram registrados 447 óbitos, ante 480 no mesmo período de 2019. Isso representa uma queda de 7%. Por outro lado, se observados apenas os dados referentes a motociclistas, percebe-se um aumento de 7% na comparação com o ano passado: 184 óbitos ante 172.

O aumento nos casos de acidentes fatais ocorre no mesmo período em que se percebe um crescimento no número de entregadores de aplicativos devido à crise econômica causada pela pandemia do novo coronavírus.

De acordo com a piloto Eliana Malizia, entre os motivos para a alta nos casos de óbito estão a falta de equipamentos de segurança e de experiência desses motociclistas que foram às ruas fazer entregas.

"Seria muito interessante se as empresas que contratam os serviços de motofretistas e motoentregadores oferecessem treinamento de pilotagem segura, já que na auto escola apenas se aprende o básico", explica a motociclista. "As empresas também deveriam analisar a qualidade dos equipamentos de proteção ou até mesmo oferecer os mesmos."

Como evitar acidentes

Menor renda e desemprego estão entre os motivos que levaram trabalhadores a buscar na moto uma forma de fechar as contas no fim do mês. Por mais riscos que as entregas ofereçam, elas ainda geram o sustento de milhares de pessoas. Sendo assim, Eliana Malizia dá dicas básicas de como se proteger no trânsito:

- Escolha o capacete do tamanho correto, de preferência de qualidade, muitas vezes o muito barato sai caro. O tamanho certo é aquele capacete que não fica nem muito apertado e nem largo, ele tem de estar firme na cabeça. A fivela tem de estar fechada e justa no queixo. Numa queda, o capacete mal fechado ou largo é o primeiro a voar da cabeça.

- Existem protetores de coluna que você pode colocar debaixo da jaqueta ou você pode comprar uma jaqueta que já tem todas as proteções para coluna, ombro e cotovelos. Existem as para inverno e para verão, que tem o tecido cheio de furinhos para ventilação.

- Calças (com proteção no joelho) e jaquetas de cordura são sempre as melhores opções, mas hoje existem também as de Kevlar, porém essas são um pouco mais caras e nem sempre acessíveis para todos.

- Bota sem cadarço é o recomendado, pra não correr o risco de desamarrar e entrar na roda enquanto pilota. Escolha uma apropriada para motociclistas, cano médio ou baixo, que proteja bem os tornozelos.

- Luvas, também indispensáveis, além de proteger em um acidente protege do sol. Existem as mais quentinhas e as para o verão.

- Importante que todo equipamento esteja muito confortável, você vai passar muito tempo com ele. Não esqueça da capa de chuva, escolha uma que seja fácil e rápido de colocar. E sempre pare em local seguro para a colocação.

- Existem vários cursos gratuitos de pilotagem preventiva. Pesquisem, leiam artigos e matérias de profissionais especializados.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Mais lidas
Ver todas as notícias locais