Buscar no site

Chuva de Meteoros Orionids: Prepare-se para ver muitas estrelas cadentes nos próximos dias

Por causa da magnitude dos meteoros, os observadores localizados nas cidades com poluição luminosa poderão contemplar alguns meteoros riscando o céu

Divulgação

  • 19/10/20
  • 15:00
  • Atualizado há 183 semanas

A chuva de meteoros Orionids, que ocorre na constelação de Órion, promete dar um lindo show no céu nos próximos dias. É considerada a melhor chuva de meteoros do mês de outubro para o ano de 2020. Além disso, tem mais três fatores que vão tonar mais convidativa a ideia de passar uma madrugada em claro olhando para o céu, se as nuvens deixarem, claro.

1 - Sem luz da Lua

A Lua não irá atrapalhar a observação, pois o nosso satélite natural não estará presente no céu durante a ocorrência da chuva de meteoros Orionids;

2- Magnitude dos meteoros

Por causa da magnitude dos meteoros, os observadores localizados nas cidades com poluição luminosa poderão contemplar alguns meteoros riscando o céu. Logicamente, melhor será para quem estiver observando os meteoros numa cidade sem poluição luminosa;

3 - Fácil de achar no céu

Localizar a chuva de meteoros Orionids no céu noturno é relativamente fácil porque ela ocorre "perto" das "Três Marias", que são fáceis identificar no céu;

Quem poderá observar?

Qualquer observador localizado no Brasil, desde que tenha um céu sem nuvens ou com pouca nebulosidade.

Para a madrugada de 20 de outubro, será o melhor dia para observar a chuva de meteoros Orionids, a nebulosidade e as condições para chuva são altas em grande parte do país.

A chuva de meteoros Orionids

A chuva de meteoros Orionids é proveniente do cometa Halley. O período de observação dessa chuva está compreendido entre 02 de outubro e 07 de novembro, sendo que o melhor momento de observação irá ocorrer na virada de 19 para 20 de outubro. Mesmo que as condições meteorológicas não sejam favoráveis entre 19 e 20 de outubro, ainda assim será possível contemplar a chuva Orionids entre as noites de 17 a 22 de outubro.

Essa chuva possui incidência de meteoros rápidos, com velocidade de 67 km/s e magnitude aparente de 2.5. Essa magnitude, ou seja, o brilho dos meteoros, permite realizar a observação nas cidades que possuem poluição luminosa.

De acordo com a International Meteor Organization (IMO), essa chuva apresentou pouco menos de 20 meteoros, entre os anos de 2014 e 2016, sendo previstos para 2020, cerca de 20 meteoros por hora. Sendo assim, em média, poderemos contemplar cerca de 1 meteoro a cada 3 minutos.

Para onde olhar para ver a chuva de meteoros?

Para poder localizar a constelação do Órion, com suas populares "Três Marias" e o radiante da chuva de meteoros Orionids, o melhor momento de observação será na virada de 19 para 20 de outubro, noite do dia 19 e madrugada do dia 20 de outubro, segunda e terça-feira desta próxima semana.

Nesse momento a constelação do Órion estará localizada pouco acima da linha do horizonte leste, que o lado oposto ao por do sol. Porém, será a partir da 1 hora da manhã, da madrugada de 20 de outubro que começarão os melhores momentos de contemplação dessa chuva.

Por volta da 1 hora da manhã de 20 de outubro de 2020, terça-feira, a constelação do Órion estará localizada acima do horizonte leste-nordeste. Com o avançar das horas, essa constelação se dirige para sua máxima altura, cruzando o meridiano celeste, que é a linha imaginária que divide a abóboda celeste em duas partes, sendo traçada entre os pontos cardeais norte e sul cruzando o zênite, ponto mais alto do céu, em relação ao observador. Em outras palavras, vire a cabeça e olhe o máximo para cima que puder. Aí você estará olhando para o zênite.

Melhor horário para ver Órion

A constelação do Órion irá cruzar o meridiano celeste por volta das 4 horas da manhã. Sem dúvida, esse será o melhor horário de observação dessa chuva de meteoros. Após esse horário, a constelação do Órion e o radiante da chuva de meteoros irão caminhar lentamente para o horizonte oeste.

Porém, antes que ocorra o ocaso de todas as estrelas e dos demais objetos celestes da constelação do Órion, os raios solares irão ofuscar o brilho desses objetos celestes. Isso irá ocorrer por volta das 5 horas da manhã.

Receba nossas notícias em primeira mão!