Buscar no site

Doenças transmitidas pelo Aedes aegypti preocupam neste período de verão e chuva

Para isso, é importante que os cidadãos façam limpeza frequente em suas casas, não deixando água parada em pneus, vasos de plantas, garrafas, caixas d'água

Redação AssisCity

  • 13/01/21
  • 16:00
  • Atualizado há 167 semanas

A Secretaria Municipal da Saúde de Assis, através do Departamento de Controle de Endemias, está intensificando as ações de controle à infestação do mosquito Aedes aegypti, principalmente com o início do verão e o aumento das chuvas.

É importante ficar atentos com a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. Neste período, o alerta é para os cuidados que a população deve ter no combate aos criadouros do mosquito.

Para isso, é importante que os cidadãos façam limpeza frequente em suas casas, não deixando água parada em pneus, vasos de plantas, garrafas, caixas d'água ou outros recipientes que possam permitir a reprodução do mosquito. Manter lixeiras bem tampadas, ralos limpos e com aplicação de tela e usar lonas esticadas para cobrir materiais de construção são outros cuidados para evitar o acúmulo de água.

"Na maioria das vezes, a transmissão é no domicílio e o mosquito tem uma maior atividade no começo da manhã e final da tarde. Então, esses são os momentos das famílias estarem normalmente em suas residências, principalmente nos finais de semana e precisam redobrar os cuidados", explicou o coordenador do Departamento de Controle de Endemias, Rodrigo Caetano.

Divulgação - Água acumulada em pneus, vasos de flores e outros recipientes podem ocasionar a proliferação da doença
Água acumulada em pneus, vasos de flores e outros recipientes podem ocasionar a proliferação da doença

Segundo a secretária Municipal da Saúde, Cristiane Silvério, devido à pandemia do COVID-19 muitas pessoas estão trabalhando em casa, o que aumenta o risco de exposição ao Aedes aegypti. Por isso, além dos cuidados coletivos para evitar os criadouros do mosquito, ele chama a atenção para a proteção individual. "Precisamos ter cuidado em proteger nossa residência, nos proteger usando repelente e, quando possível, usar roupas mais adequadas, camisa de manga longa e calças compridas. Todos nós temos a responsabilidade de mantermos nossa casa, nosso ambiente, livre de criadouros do mosquito. Juntos, podemos combater o mosquito", orienta.

Receba nossas notícias em primeira mão!