Buscar no site

TJ derruba leis que flexibilizaram regras do Plano São Paulo em Marília

Ação proposta pelo MP contesta o conteúdo de dois projetos aprovados pela Câmara de Vereadores que permitiram abertura de setores que são vetados pelas regras estaduais. Bares devem voltar a fechar.

G1

  • 10/02/21
  • 10:00
  • Atualizado há 167 semanas

O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) concedeu liminar na tarde desta terça-feira (9) e derrubou leis aprovadas pela Câmara de Vereadores de Marília (SP) que permitiam a flexibilização de serviços vetados pelas regras do Plano São Paulo.

A decisão do desembargador Moreira Viegas atende ao pedido de ação direta de inconstitucionalidade feito pela Procuradoria-Geral do Estado em relação a duas leis aprovadas no último dia 30, e sancionadas pelo prefeito Daniel Alonso (PSDB), que permitiram o funcionamento do comércio e outras atividades econômicas.

A aprovação dessas leis flexibilizaram as regras da fase vermelha do Plano São Paulo, na qual a cidade se encontrava. Na última sexta-feira (5), a região de Marília avançou para a fase laranja que, apesar de mais flexível, não prevê o funcionamento de bares, que estavam funcionando por causa das leis aprovadas pela câmara municipal.

Em seu despacho, o desembargador alega que o caráter global da pandemia desqualifica o princípio do interesse local na definição das próprias regras e destaca que o crescente número de vítimas da Covid-19 pode gerar danos irreversíveis à coletividade.

A Prefeitura de Marília informa que ainda não foi notificada sobre qualquer decisão sobre as leis aprovadas pela Câmara Municipal.

Comércio segue aberto

Na fase laranja, comércio em geral e shoppings podem funcionar com capacidade de público reduzida para 40% da capacidade total e o horário de atendimento é reduzido para oito horas por dia, após 6h e até 20h.

As normas também valem para os serviços em geral, academias, barbearias e salões de beleza, eventos culturais, e consumo presencial em restaurantes, com clientes sentados.

Nos restaurantes e em lojas de conveniência, só é permitido vender bebida alcoólica até 20h. Já os bares estão proibidos de funcionar na fase laranja.

divulgação - Comércio de Marília pode seguir em funcionamento, mas bares não são permitidos na fase laranja do Plano São Paulo
Comércio de Marília pode seguir em funcionamento, mas bares não são permitidos na fase laranja do Plano São Paulo

Receba nossas notícias em primeira mão!