Buscar no site

Quatro pacientes com Covid-19 morreram à espera de vagas de UTI em Bauru, diz prefeitura

Óbitos ocorreram entre o dia 3 e 8 de março no Posto Avançado Covid (PAC); pacientes tinham entre 35 e 69 anos.

G1 - Bauru e Marília

  • 10/03/21
  • 15:00
  • Atualizado há 159 semanas

A prefeitura de Bauru (SP), através da Secretaria de Saúde, informou que quatro pacientes com Covid-19 morreram na cidade aguardando por vagas de UTI.

Segundo a prefeitura, os óbitos ocorreram no período do dia 1º ao dia 8 de março no Posto Avançado Covid (PAC), que tem 53 leitos com respiradores, sendo oito deles de UTI.

A prefeitura informou que as vítimas são um idoso de 69 anos que morreu no último dia 3, uma mulher de 39 anos que morreu no último dia 6, um homem de 35 e uma mulher de 37 anos, que morreram nesta segunda-feira (8).

A cidade de Bauru registra uma alta taxa de ocupação de leitos para Covid-19. No boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura nesta terça-feira (9), a ocupação é de 106% nos leitos de UTI.

A prefeitura informou que atualmente 14 pessoas aguardam vaga de internação hospitalar para Covid, sendo 12 para UTI Covid e duas enfermaria. Esse pacientes são atendidos no PAC.

O Hospital Estadual de Bauru (HEB) está operando com 50 leitos de UTI, que estão ocupados no momento, e 68 de enfermaria exclusivos para Covid-19, com ocupação acima de 90%.

O estado informou que a demanda pode ser absorvida por outros serviços de referência da região, como o HC de Botucatu, que tem 30 leitos de UTI exclusivos para Covid-19, assim como o hospital de campanha instalado no prédio da USP de Bauru, onde há 30 leitos de enfermaria destinados à doença com taxa de ocupação de 60%.

Leitos ocupados na região

Em nota, a Secretaria Estadual de Saúde informou que, nesta terça-feira (9), foram identificadas no estado 25 unidades com ocupação superior a 95% em suas UTIs, sendo que 19 delas atingiram 100%, incluindo o Hospital Estadual de Bauru, HC de Botucatu, Hospital Geral de Promissão e Hospital Regional de Assis.

A pasta também informou que este cenário impacta na realização de transferências e que a Cross já auxiliou na viabilização de vagas para mais de 170,3 mil pacientes com quadros respiratórios agudos e graves durante a pandemia.

A SES disse ainda que o governo do estado anunciou 780 novos leitos desde o começo do mês, com instalação prevista para os próximos 20 dias, e mais 11 hospitais de campanha que serão implantados em março.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Ver todas as notícias