Buscar no site

Prefeitura de Paraguaçu Paulista aciona Justiça após encontrar prédios públicos deteriorados

Situação das escolas municipais é a mais precária. Prefeitura diz que prédios foram abandonados em gestão anterior, contudo, administração antiga afirma que realizou benfeitorias.

G1 - Bauru e Marília

  • 21/03/21
  • 08:00
  • Atualizado há 160 semanas

A prefeitura de Paraguaçu Paulista (SP) acionou a Justiça depois de verificar que há prédios públicos com a estrutura precária no município.

Os mais deteriorados são os prédios da rede municipal de ensino e um deles é o da escola Professora Ruthnéia de Cássia Souza. Além da falta de acabamento por fora, o local apresenta alagamentos no pátio e intensa infiltração.

As aulas presenciais permanecem suspensas, mas na sala onde funciona o dormitório de crianças de 4 a 5 anos, o forro cedeu e a estrutura do teto está prejudicada. No banheiro, o porta papel higiênico é improvisado com arames.

Divulgação - Emei de Paraguaçu Paulista (SP) é um dos prédios da rede da educação municipal da cidade que sofre com estrutura precária — Foto: Reprodução/ TV TEM
Emei de Paraguaçu Paulista (SP) é um dos prédios da rede da educação municipal da cidade que sofre com estrutura precária — Foto: Reprodução/ TV TEM

Andréia Corredato, diretora da escola, que assumiu o cargo em janeiro deste ano com a nova gestão municipal, explica que o local não tem condições de uso.

"A escola está totalmente destruída, com muitos problemas estruturais, questão de piso quebrado, principalmente o telhado, porque chove dentro da escola. Toda a parte de forro está destruída, caindo sujeira. O ambiente está sem condições de uso pelas crianças, principalmente."

Além desta escola, outros seis prédios da rede municipal de ensino do município também estão com problemas estruturais. No caso da Divisão de Alimentos, equipamentos estão deteriorados e a administração atual culpa a anterior pelo abandono dos prédios.

Divulgação - Porta papel higiênico do banheiro da Emei Profª Ruthnéia de Cássia Souza de Paraguaçu Paulista (SP) é improvisado com arames — Foto: Reprodução/ TV TEM
Porta papel higiênico do banheiro da Emei Profª Ruthnéia de Cássia Souza de Paraguaçu Paulista (SP) é improvisado com arames — Foto: Reprodução/ TV TEM

A prefeitura disse que os equipamentos da Padaria Municipal foram reformados e, de acordo com o líder de gabinete, Líbio Taiette, a Emei Professora Ruthnéia de Cássia Souza será o próximo local a ser revitalizado. As obras estão previstas para o primeiro semestre deste ano.

"Nós não tivemos uma transição da forma que queríamos para realmente sabermos quais eram os problemas. [...> Nós faremos um plano de ação, já temos a equipe de engenharia da prefeitura acionada para fazer o processo licitatório para contratação da empresa para fazer a reforma."

Divulgação - Batedeira da Divisão de Alimentos de Paraguaçu Paulista (SP) utilizada para fazer a merenda dos alunos está enferrujada — Foto: Reprodução/ TV TEM
Batedeira da Divisão de Alimentos de Paraguaçu Paulista (SP) utilizada para fazer a merenda dos alunos está enferrujada — Foto: Reprodução/ TV TEM

À TV TEM, a gestão anterior da prefeitura disse que realizou benfeitorias e os prédios estão abertos para comprovação. Também explicou que as escolas estavam em um estado lastimável, mas foram entregues em ordem, e afirmou que espera que a nova gestão continue o trabalho.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais