Buscar no site

Sequelas da Covid atingem até 65% dos brasileiros, mostra estudo

Pesquisa foi feita por pesquisadores da Ufpel em parceria com a organização de saúde pública internacional Vital Strategies. Os resultados são baseados em um levantamento telefônico no país com 9 mil pessoas.

G1

  • 19/08/22
  • 16:00
  • Atualizado há 83 semanas

Mulher usando máscara de proteção facial passa diante de um cartaz com alerta sobre o coronavírus na região central de São Paulo. — Foto: NELSON ANTOINE/ESTADÃO CONTEÚDO
Mulher usando máscara de proteção facial passa diante de um cartaz com alerta sobre o coronavírus na região central de São Paulo. — Foto: NELSON ANTOINE/ESTADÃO CONTEÚDO

Cerca de 65% dos brasileiros infectados pelo SARS-CoV-2 (o vírus causador da Covid-19) apresentam pelo menos uma sequela, como a perda de olfato ou paladar.

É o que aponta um estudo realizado por pesquisadores da Ufpel (Universidade Federal de Pelotas) em parceria com a Abrasco (Associação Brasileira de Saúde Coletiva) e a organização de saúde pública internacional Vital Strategies.

Os resultados são baseados em dados de registros telefônicos com 9 mil entrevistados no país. Divulgada em abril, a pesquisa foi batizada de Covitel (Inquérito Telefônico de Fatores de Risco para Doenças Crônicas não Transmissíveis em Tempos de Pandemia).

Os principais sintomas registrados no levantamento foram:

- Perda de olfato e/ou paladar (30,4%)

- Problemas musculares (25,5%)

- Fadiga e/ou cansaço (23,6%)

- Perda de memória (21,1%)

- Perda de cabelo (19,3%)

- Falta de ar (18,6%)

- Sono (14,5%)

Ainda segundo a pesquisa, 4,8% dos entrevistados não tomaram a vacina contra a Covid-19 - quase 30% dos não vacinados disseram que não foram imunizados por não acreditarem na eficiência da vacina.

Receba nossas notícias em primeira mão!