Buscar no site

Exercício durante a gravidez

  • 06/02/14
  • 09:00
  • Atualizado há 529 semanas

Se as dúvidas sobre a gestação já são muitas... Imaginem quando o assunto é a prática de exercícios durante a gravidez... Para ter uma boa informação e prevenir todos os riscos durante a gravidez, aconselhamos que a gestante converse com o seu médico sobre a prática de exercícios durante a gravidez e autorize a liberação da prática da atividade física.

Os benefícios da pratica da atividade física para gestantes são inúmeras, a gestante ganha menos peso, dores nas costas, prisão de ventre, fadiga, inchaço, melhora sua atividade cardiocirculatória, prevenindo, inclusive, quadros como diabetes gestacional e doença hipertensiva específica da gestação, melhora conscientização corporal, melhora sua auto-estima, sua resistência física para o parto, além de proporcionar uma recuperação pós-parto mais rápida.

Quando a mulher tem um bom condicionamento físico antes de engravidar, ela fica com mais condições de manter um bom nível de atividade durante a gestação, já que não é hora, na gravidez, de experimentar esportes novos ou de mais impacto.

Para aquelas mulheres que eram sedentárias e engravidaram e pretendem se exercitar devem tomar alguns cuidados. Prefira atividades de baixo impacto, interromper os exercícios imediatamente se sentir tontura, falta de ar, sensação de desmaio, sangramento vaginal, dificuldade para andar, contrações ou falta de movimentação do bebê (mas tenha em mente que o bebê costuma ficar mais quietinho quando você se exercita).

Nunca esqueça de sempre conversar com o seu médico, ele que irá decidir o momento certo de iniciar e romper atividade nessa fase pois alguns médicos consideram a necessidade de descanso da gestante durante as 12 primeiras semanas de gravidez. Outros permitem que aquelas já praticantes mantenham o ritmo, porém com uma intensidade reduzida, principalmente no contexto de impacto. Alguns especialistas defendem, ainda, a necessidade de interromper a prática de exercícios no último mês de gestação.

Para aquelas mulheres que pretendem engravidar comece a fazer algum tipo de exercício físico, principalmente os de característica aeróbica (caminhar) a fim de melhorar o condicionamento cardiovascular.

Muito importante que a gestante seja orientada quanto à importância de uma alimentação saudável e equilibrada. Ela nunca deve se exercitar em jejum, a hidratação, antes e depois dos exercícios, também é fator considerável. Essencial que a praticante seja orientada sobre o uso de um tênis confortável e a utilização de um top que possa sustentar de maneira confortável os seios.

A gestante deve praticar algo que lhe proporcione, além de saúde, prazer, e sempre seja supervisionada por um profissional capacitado de Educação Física tendo em contato com o médico da gestante.

Pratique atividade física. Pratique saúde!

Natiara Moreno.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também