Buscar no site

Palestra de Valmir Dionizio potencializa Projeto Integração da E.E. "Carolina Burali"- PEI

Prevenção e livre-arbítrio são destaque nos encontros de combate ao uso de drogas

  • 27/08/15
  • 09:00
  • Atualizado há 448 semanas

Está sendo realizado na E.E. Dona Carolina Francini Burali - PEI, o Projeto Integração 2015, orientado pela professora e coordenadora da área de Humanas e suas Tecnologias, Dagmar Eugenio Alves Silva. O projeto que é direcionado aos alunos de 7º e 8º anos, conta com a participação de toda a equipe da unidade escolar.

Segundo Dagmar Eugenio, o projeto tem por justificativa a prevenção em amplos aspectos sobre o uso abusivo de bebidas alcoólicas e outras substâncias psicoativas que constitui problema relevante nas sociedades contemporâneas. "Em se tratando das denominadas drogas ou substâncias psicoativas ilícitas, existe um clamor social e uma hiper-exposição do tema na mídia, que diz respeito à questão e suas inter-relações com a violência urbana. Partindo da grande vulnerabilidade a que nossos alunos dos 7º e 8º anos estão expostos, percebeu-se a necessidade de um projeto que abordasse essa temática e minimizasse o impacto do contato e uso dessas substâncias no contexto diário", explicou.

Dando vazão aos trabalhos estão sendo realizadas apresentações de filmes e documentários com relatos de experiências pessoais de ex-dependentes, realizado pelo professor da área de Humanas, Sérgio Marcos de Oliveira; enquete com os alunos através de tabulação de usuários-proximidade, pelos professores da área de Exatas Maria Martins e Luis Eugenio Fontana; concurso de frases alusivas ao tema, pela professora da área de Linguagens, Sandra Regina Souza e pela professora Fernanda Fazano da área de Humanas; cartazes para concurso de melhor desenho, pela professora da área de Linguagens, Maria Aparecida Peres; aplicação de textos de apoio relacionados ao tema pelos professores de Protagonismo Juvenil das áreas de Linguagens, Exatas e Humanas, Patrícia Zanette, Sergio Marcos de Oliveira, Vitor Hugo Belavenutti e Luis Eugenio Fontana; leitura compartilhada, discussão e socialização e cartazes, pela professora da área de Ciências , Andresa Gomes Ribeiro; palestras com profissionais da área da saúde e segurança pública, com convidados do professor Vitor Hugo Belavenutti; palestra com Valmir Dionizio: Projeto Amor Exigente, convidado pela professora Fernanda Fazano e pela vice diretora Lindalva Silva - Escola da Família.

O projeto contará ainda como produto final, além dos cartazes, com encenação teatral sob a orientação da professora da área de Humanas, Valéria Testa em parceria com a Sala de Leitura, Projeto Superação coordenado pela professora Márcia Perez e ainda com a participação do Grêmio Estudantil, tudo sob a supervisão da coordenadora de área, professora Aline Telles, pela vice diretora Roseli Victor Coradi e pela diretora Lucia Helena Gomes Fernandes Germano.

O destaque da última semana ficou a cargo da palestra proferida pelo vereador Valmir Dionízio, um líder atuante no combate às drogas através do Projeto Amor Exigente. Durante suas palestras alunos tiveram uma experiência única ao tomar conhecimento sobre como se proteger e se prevenir aos vícios. "Essa é uma grande oportunidade de levar conhecimentos preventivos sobre o uso abusivo de substancias que alteram o humor do ser humano, em especial as drogas licitas álcool e tabaco e as ilícitas, inalantes, maconha, cocaína e crack. Meu muito obrigado pela chance de semear a cultura de vida saudável sem vícios e sem drogas. Agora é questão de livre-arbítrio desses jovens. Usar e correr o risco de se tornar um dependente ou ter uma vida com qualidade. Força, fé, alegria e coragem! Dá certo!", concluiu.

Valmir Dionízio e equipe Carolina

Receba nossas notícias em primeira mão!