20 de Julho de 2019
17º/30º
NOTÍCIAS » TECNOLOGIA

Empreendedores digitais faturam alto com canais no YouTube

Para se tornar um youtuber de sucesso, confira algumas dicas de como gravar ótimos vídeos

Trabalhar com o que gosta, de qualquer lugar do mundo, e ainda ganhar dinheiro e ser reconhecido pelos seus milhares de seguidores. Essa é a realidade de diversos youtubers - pessoas que gravam vídeos sobre assuntos variados e postam no Youtube.

O que antes parecia apenas uma diversão de jovens, hoje se tornou uma profissão que arrecada milhões todos os anos. Em outubro, a Forbes publicou uma lista com os dez criadores de conteúdo do Youtube mais bem pagos do mundo. Em primeiro lugar, com mais de 40 milhões de assinantes, o sueco Felix Kjellberg do canal de gameplays PewDiePie, que faturou nada menos que US$ 12 milhões em 2014.

O interesse do público neste novo nicho de mercado é tão crescente que, de acordo com dados divulgados pelo próprio YouTube, cerca de 400 horas de conteúdo inédito são publicadas no site por minuto.

E você, tem interesse em mostrar ao mundo seus conhecimentos e opiniões e, quem sabe, se tornar um youtuber de sucesso? O Blog eMania – Apaixonados por Fotografia , Vídeo e Cinema - separou algumas dicas interessantes que te ajudarão a gravar seus vídeos de forma mais profissional e chamar a atenção de seu público.

Câmera: registando a ação

É muito importante que o vídeo seja gravado com um padrão de qualidade avançado. Por isso, é recomendável que seu equipamento ofereça a opção de gravar em High Definition (HD), ou seja, que grave em uma resolução de, no mínimo, 1280 pixels de largura por 720 pixels de altura.

Além disso, é interessante configurar durante a gravação a taxa de FPS (Frames Per Second), que é o número de quadros reproduzidas durante um segundo. Por exemplo, em um vídeo gravado com uma taxa de 30 FPS, serão reproduzidas 30 "fotos" por segundo.

Dependendo do estilo do vídeo, o uso de tripé não é necessário, principalmente quando há muito movimento nas cenas. Porém, o tripé oferece estabilidade na gravação e, em alguns modelos, permite realizar movimentações no estilo travelling - seguir um objeto ou uma pessoa em movimento com a câmera.

Solta o som!

Ter um bom áudio representa, pelo menos, a metade de um vídeo bem produzido, pois, não adianta a imagem está ótima se as pessoas não escutarem o que você está apresentando. Há vários tipos de microfones para câmera disponíveis no mercado, a escolha vai da necessidade e do orçamento de cada youtuber.

Os microfones direcionais são utilizados para captar o áudio de forma direcional, ignorando boa parte das ondas sonoras que venham de suas laterais. Já os microfones de lapela ficam presos na gola da camiseta do usuário e oferecem uma melhor captação da voz de quem esteja falando. Há também os tradicionais microfones de mão, que também podem ser fixados em um pedestal e são excelentes para captar o áudio do locutor.

Iluminação e cenário

Dê preferência a luzes fluorescentes, tentando ao máximo evitar luzes de lâmpadas incandescentes, que podem afetar a coloração do seu fundo infinito . Além disso, utilizar rebatedores e difusores de luz também são ótimas dicas para obter imagens nítidas.

Ter um cenário legal e que esteja de acordo com o assunto que você aborda no vídeo é muito importante e chama a atenção dos expectadores. Apenas tome cuidado para não exagerar nos elementos e fazer com que eles aparecem mais do que o seu conteúdo. A dica é o equilíbrio!

A transmissão

Atualmente, os youtubers não precisam de um mega estúdio profissional para realizar a transmissão de seus vídeos. Equipamentos como fontes de alimentação, cabos de rede e acessórios como régua de energia, extensões, fones de ouvido e câmera digital extra podem ajudar a compor um verdadeiro estúdio portátil para os youtbers. Todos esses aparelhos devem ser conectados a um notebook ou computador, que realiza a transmissão por meio de softwares livres ou pelo próprio Youtube.



Dino
+ VEJA TAMBÉM