Buscar no site

Aprenda três exercícios diferentes e tente sair do sedentarismo com Alexandre e André

Alexandre Greijo

  • 27/06/16
  • 15:00
  • Atualizado há 407 semanas

Sedentarismo é a falta ou a diminuição de atividade física regular do individuo. Pode ser definido como sedentária aquela pessoa que não pratica nenhuma atividade física leve inferior a 150 minutos semanais. Lembrando que são consideradas atividades físicas coisas do cotidiano como limpar a casa, caminhar para o trabalho, ou realizar funções profissionais que requerem esforço físico. Nesses casos o sujeito em questão não é considerado sedentário.

Para não ser considerado sedentário, o indivíduo precisa realizar atividades físicas moderadas pelo menos 5 vezes por semana durante 30 minutos, ou atividades físicas de intensidade alta, pelo menos 3 vezes por semana, durante 20 minutos(?).

Um dos fatores que aumentam o sedentarismo hoje em dia é a vida moderna. A tecnologia e a modernidade levam pessoas a buscarem facilidades e comodidade, como por exemplo ir de carro na padaria que fica a uma quadra de sua casa, utilizar elevadores, escadas rolantes, controle remoto, vídeo games, entre outros. Estas tecnologias facilitam a vida do homem, mas o deixam inativo, e isso acaba fazendo com que não faça esforço para realizar atividades simples e suas tarefas.

Um dos maiores riscos aliados ao sedentarismo é a má alimentação. Pessoas que se encontram nessa situação têm um grau maior de ocorrência de doenças como diabetes, obesidade, hipertensão arterial, ansiedade, aumento no colesterol, perda de libido, infarto do miocárdio, além da atrofia muscular que dificulta a realização de tarefas simples do dia a dia.

Conclui-se que toda prática de atividade física leva o individuo a sair do sedentarismo (hoje irei lhes apresentar uma proposta de treino curto que qualquer um pode fazer), então não fique parado, busque uma atividade que te dê prazer, tanto de baixa, média ou alta intensidade. Lembrando que a intensidade vai de acordo com seus limites fisiológicos.

Dica de atividade:

Comece com algo simples como caminhada, pular corda, andar de bicicleta, dançar, subir e descer escadas, nadar, entre outras. Essas são ótimas alternativas. Passarei uma série de exercícios que você poderá fazer em sua casa ou ao ar livre.

Sugestão:

Atividades de alta intensidade é uma ótima opção, lembrando que a alta intensidade em um treino é algo muito singular já que cada indivÍduo possui um nível de condicionamento físico. Um treino pode ser pesado para alguém que nunca o fez ou alguém que não pratica exercícios, mas pode ser leve para uma pessoa bem condicionada.

Treino:

Realize uma serie de 21 repetições de cada um dos três exercícios, depois realize uma serie de 15 repetições dos mesmos movimentos e para finalizar, faça a última serie de 9 repetições. Se você conseguir faça esse treino sem pausas para descansar mas, se sentir dificuldades, descanse o necessário para voltar a conseguir realizar uma boa execução dos exercícios.

Abdominais:

Deite-se com as costas apoiadas no chão, flexione os joelhos apoiando os pés no chão, cruze os braços na linha do peito, suba soltando o ar tirando os ombros e parte das escápulas do chão até sentir seu abdômen contrair e volte à posição inicial.

Flexão:

Comece deitado com a parte da frente do corpo apoiada no chão, coloque as mãos no chão, um pouco abaixo da linha do peitoral e com o corpo alinhado empurre-o ficando totalmente estendida e volte à posição inicial (se sentir dificuldades, faça o mesmo movimento apoiando os joelhos no chão).

Veja as orientações de três atividades físicas com Alexandre Greijo e Andre Varela:

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também
Mais lidas
Ver todas as notícias locais