25 de Maio de 2019
17º/30º
NOTÍCIAS » TECNOLOGIA

5 dicas para escolher o domínio ideal para o seu site

Criar um website deixou de ser uma tarefa complicada há algum tempo. Hoje é possível colocar um site no ar sem saber uma linha de código de programação sequer

Seja qual for o projeto de negócio ou ideia em que esteja trabalhando, cedo ou tarde terá que encontrar uma forma de apresentá-lo para o mundo. E que maneira melhor de fazer isso do que através da internet?

Criar um website deixou de ser uma tarefa complicada há algum tempo. Hoje é possível colocar um site no ar sem saber uma linha de código de programação sequer! No entanto, uma boa dose de criatividade ainda é necessária, principalmente no momento de escolher um nome de domínio para o site. Abaixo são listadas algumas dicas para seguir nesse processo.


1. Escrever diversas combinações de nomes
Quando está no começo da busca por um domínio, possuir uma lista de termos e palavras-chave em mente é de grande valia. Deve-se escrever livremente várias combinações para testar a disponibilidade do domínio desejado. Por exemplo, quem está pensando em lançar um website para uma imobiliária, é uma boa ideia começar com palavras como "casa, imóveis, lar", e assim por diante. Assim terá uma certa flexibilidade caso a primeira opção de domínio não esteja disponível.

2. Tornar o seu domínio único
Ninguém quer que o seu website seja confundido com outro que já seja popular. Por isso é importante evitar escolher domínios que sejam apenas uma versão no plural, hifenada ou pronunciada incorretamente de um domínio já estabelecido. Um exemplo clássico é o caso do Flickr. Quando as pessoas diziam para seus amigos e familiares que podiam ver as suas fotos no flickr.com, muitas delas acabavam digitando "flicker.com", sendo levadas por engano para outro site.

3. Criar um domínio fácil de digitar
Boa parte do valor de marketing de um domínio está na facilidade com que ele é pronunciado. É imperativo evitar de comprar um domínio com excesso de consoantes ou letras que não são comumente empregadas no alfabeto português. O mesmo vale para letras que possam ser confundidas em determinados contextos.

4. Escolher um domínio com terminação profissional
Quem pretende levar o sucesso do site a sério no longo prazo, tenta sempre que possível adquirir um domínio terminado em .com ou .com.br. Grande parte das pessoas que digitam o nome de um website na barra de endereço automaticamente assumem que se trata de um domínio .com.br, ou .com para empresas internacionais. Além disso, não há razão para não possuir um domínio .com profissional. A disponibilidade de ambas as versões pode ser verificada em sites 1and1.com onde também é possível fazer o registro imediatamente.

5. Manter o domínio o mais curto possível
O modo mais fácil de fazer com que o domínio seja lembrado pelas pessoas e tornando-o fácil de memorizar é mantê-lo. Ao fazer isso também há um encaixe melhor me mídias sociais, em materiais de marketing impressos, como o cartão de visita, e mesmo em propaganda boca a boca.

Ao seguir estas dicas simples, poderá ter a certeza de que estará escolhendo um domínio promissor e com grande potencial de tornar um negócio reconhecido e bem-sucedido no mundo virtual.


Divulgação
+ VEJA TAMBÉM