Buscar no site

Importância da atividade física na 3ª idade

Com o avanço da idade, o corpo exige mais esforços para realizar as atividades cotidianas

Alexandre Greijo

  • 27/10/16
  • 13:00
  • Atualizado há 390 semanas

Se referir à melhor idade não é contar somente o tempo que se vive de forma cronológica, mais sim como se vive e descobrir os encantos e desencantos da vida; é ser a fortaleza do tempo e proporcionar a felicidade e sabedoria a todos. É importante buscar a saúde e ter física e forma de acordo com as possibilidades curtindo os ambientes com a cabeça em ordem sempre buscando a qualidade de vida.

Com o avanço da idade, o corpo exige mais esforços para realizar as atividades cotidianas, por isso atividades como caminhadas e alguns outros esportes podem ajudar a prevenir doenças e deixar seu corpo em dia.

O IBGE aponta que 13% da população do Brasil são idosos e a expectativa de vida para os brasileiros é de 74,9 anos. Isso, lógico, com uma alimentação equilibrada, cuidados com a saúde e exercícios físicos.

De acordo com a OMS Organização Mundial da Saúde, todas as pessoas deveriam executar pelo menos 30 minutos diários de qualquer atividade física. Exercícios de forca, cardiorrespiratórios e flexibilidade são os mais recomendados e permitem que o idoso se mantenha mais saudável por mais tempo.

Para que o idoso possa começar qualquer atividade devido as alterações orgânicas é fundamental que ele procure um medico antes de começar a pratica de exercícios. Exames vão dizer as condições do coração, pulmão,da pressão arterial, fluxo sanguíneo e outras funcionalidades orgânicas, garantindo assim que sua saúde não seja comprometida.

Com a pratica de exercícios físicos os benefícios à saúde são sentidos diariamente e com eles diminuem as probabilidade de disfunções cardiovasculares, controle de pressão arterial, controle da glicemia, frequência cardíaca se mantém estável e o oxigênio mantém-se limpo dentro do organismo. Além disso, podem ser combatidas doenças como osteoporose e depressão e ansiedade. Com os exercícios o idoso ganha maior anatomia, força e mantém a aptidão física, tornando-se mais independente e menos sedentário.

Dicas de exercícios para a 3ª idade

Sabendo que a atividade física não é apenas para fins estéticos, apesar de deixar a pele bonita e músculos tonificados , exercícios como andar de bicicleta, natação, musculação, caminhada e alongamentos são muito importantes para que o idoso tenha uma melhor disposição no dia a dia e também aprimore sua mobilidade.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também