18 de Janeiro de 2019
17º/30º
NOTÍCIAS » LOCAL

Formado há 18 anos na Unifesp, mastologista Ricardo Gonzalez abre consultório em Assis

Dr. Ricardo tem duas residências médicas, em ginecologia e obstetrícia e em mastologia

O médico Dr. Ricardo Gonzalez, que já atuou no Hospital Regional de Assis em tratamentos de oncologia-cirúrgica, está em Assis atendendo em consultório próprio pacientes da cidade e da região. Ele é formado pela Universidade Federal de São Paulo-Unifesp/EPM e tem duas residências médicas, uma em ginecologia e obstetrícia e outra em mastologia pela mesma universidade,

Atuante há 18 anos na área, com título de Especialista pela Sociedade Brasileira de Mastologia, Dr. Ricardo tem um currículo extenso. A começar, ele fez parte da segunda turma de residência em mastologia da UNIFESP, atuou como mastologista em grandes hospitais paulistas, como o Hospital São Paulo, o Hospital do Campo Limpo, o Hospital Estadual de Mogi das Cruzes, sempre responsável pela formação de novos médicos residentes. O médico também trabalhou por 10 anos no Centro de Referência Estadual em Saúde da Mulher-Hospital Pérola Byington, chegando à diretoria, no posto de presidente da Comissão de Residência Médica . 

Agora, em consultório próprio, o médico dispensa atenção especial para a área da mastologia, que estuda as mamas e todos os processos fisiológicos e patológicos que as envolvem, como a mastite, que é a infecção da mama muito comum em mulheres que amamentam,  nódulos, cistos, que envolvem a pele mamária, e principalmente o câncer..


Com formação completa, além das consultas, Dr. Ricardo realiza ultrassonografia, biópsias guiadas por US, análise de mamografias para diagnóstico mais preciso, cirurgias oncológicas e outros procedimentos.

Mulheres devem ser acompanhada rotineiramente por profissional dessa especialidade.

"O mastologista é figura central no tratamento do câncer de mama. É a partir dele que a paciente é encaminhada aos outros profissionais responsáveis pelo tratamento conjunto, como a radioterapia e quimioterapia, e é responsável pelo tratamento cirúrgico, que em casos mais complicados podem necessitar do auxílio de um cirurgião plástico para alcançar um melhor resultado estético com a reconstrução, pois tanto a saúde física quanto a psicológica dos pacientes são muito importantes no tratamento dessa grave doença", salienta. o médico.

O médico faz um alerta às mulheres que têm histórico de câncer de mama na família ou já teve algum problema de mama para procurarem o mastologista uma vez por ano e também explica a importância do acompanhamento ginecológico geral. 


"O ginecologista é o caminho para que as mulheres cheguem ao mastologista, pois durante os exames anuais de rotina, caso seja verificado algum problema de mama, essas pacientes são orientadas a procurar um médico especializado que é o mastologista", afirma Dr. Ricardo, e lembra que homens também podem desenvolver doenças mamárias, inclusive o câncer.

O consultório do Dr. Ricardo Gonzalez fica na Rua Barão do Rio Branco, 195, no Centro de Assis, junto à clínica do Dr. Ricardo Ganassin.  O telefone de contato é (18) 99634-2429. E agora o Dr. Ricardo Gonzalez atende também com convênio com a Usina Nova América.


Dr. Ricardo Gonzalez, ginecologista e obstetra e em mastologia

Clínica onde está localizado o consultório do Dr. Ricardo Gonzalez - Rua Barão do Rio Branco, 195 - Centro


Redação Assiscity / Fotos: Divulgação
+ VEJA TAMBÉM