Buscar no site

Escola Clybas realiza planejamento escolar para 2018

O objetivo foi o de definir e planejar as ações que serão colocadas em prática ao longo do ano letivo de 2018

Divulgação

  • 22/02/18
  • 14:00
  • Atualizado há 321 semanas

No início do ano letivo as equipes escolares possuem atribuições, como o acolhimento e planejamento escolar. Essas atividades são muito importantes porque permitem a criação de metas, objetivos, planos de trabalho e a mobilização de toda a comunidade escolar. Durante os dias 14, 15 e 16 de fevereiro a E.E. Dr. Clybas Pinto Ferraz realizou reuniões de planejamento pedagógico do ano letivo de 2018. Em um primeiro momento foram analisados os índices da escola nas avaliações externas, como Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo, que é aplicado pela Secretaria da Educação do Estado com a finalidade de produzir um diagnóstico da situação da escolaridade básica paulista, visando orientar os gestores do ensino no monitoramento das políticas voltadas para a melhoria da qualidade educacional), o alto número de alunos da escola que ingressa nas universidades e ETECs e as ações para melhoria do ensino aos alunos que possuem defasagem na aprendizagem de conteúdos.

Em um segundo momento os professores e a equipe gestora enfatizaram a formação continuada, a profissão, a avaliação e as competências que cabem ao profissional. O educador que está sempre em busca de uma formação contínua, bem como a evolução de suas competências tende a ampliar o seu campo de trabalho. Segundo o estudioso Philippe Perrenoud, a formação profissional contínua se organiza em determinadas áreas prioritárias, dentre elas estão as competências básicas que cabem ao educador, como por exemplo, construir e planejar dispositivos e sequências didáticas para dinamizar as aulas.

Após essas análises, coube aos professores e à equipe gestora da escola Clybas comparar as intenções da instituição com sua realidade para compor um plano de ação. A partir disso, foi possível decidir como a escola poderá aproximar-se de sua missão sem desconsiderar o contexto em que se encontra inserida. Nesse plano de ação foram definidas questões que dizem respeito a todos os alunos, professores, gestores e comunidade escolar. São elas: o calendário geral da instituição, as regras de uso dos espaços coletivos (pátio, quadras, bibliotecas, laboratórios, etc.); os projetos interdisciplinares de que devem participar todos os alunos, em todos os níveis, como por exemplo, o Sarau de Poesia e Música, Projeto Gentileza gera Gentileza, Exposição de Ciências, Arte e Tecnologia, entre outros.

Para a Diretora da escola, professora Ana Luiza Bernardo Guimarães, "o planejamento escolar foi um momento decisivo para que todos da escola pensassem como conviver e aprender juntos, garantindo a qualidade da educação e a pertinência das ações a serem desenvolvidas ao longo do ano letivo de 2018. O Clybas possui uma longa e premiada trajetória educacional dentro da cidade de Assis e é uma honra estar à frente de uma escola que prioriza a aprendizagem e o sucesso dos seus alunos".

,

Receba nossas notícias em primeira mão!