Buscar no site

Prefeito de Presidente Bernardes renuncia ao cargo e alega 'motivo de foro íntimo'

Luccas Inague Rodrigues (PP) protocolou carta na Câmara Municipal nesta sexta-feira (16)

G1

  • 16/03/18
  • 14:00
  • Atualizado há 318 semanas

O prefeito de Presidente Bernardes, Luccas Inague Rodrigues (PP), protocolou na manhã desta sexta-feira (16), na Câmara Municipal, uma carta de renúncia ao cargo de Chefe do Poder Executivo.

No documento, Rodrigues alegou "motivo de foro íntimo".

Conforme o presidente da Casa de Leis, Antônio Carlos Lopes de Vilhena (Podemos), o Poder Legislativo está em reunião para decidir sobre a posse do vice-prefeito Reginaldo Luiz Ernesto Cardilo (PP). "Possivelmente será marcada ainda para hoje, mas ainda estamos conversando com os vereadores para ver como faremos", explicou Vilhena ao G1.

A chapa formada por Luccas Inague Rodrigues e Reginaldo Luiz Ernesto Cardilo venceu as eleições municipais de 2016, em Presidente Bernardes, com 3.932 votos, o equivalente a 47,96% dos votos válidos.

Em dezembro de 2016, os dois chegaram a ficar quatro dias presos, sob a acusação de coação de testemunhas, durante as investigações realizadas pela Polícia Civil sobre eventuais crimes eleitorais cometidos na campanha à Prefeitura. A conclusão do inquérito apontou a prática de quatro crimes durante as eleições municipais, segundo a polícia.

Ambos haviam sido condenados em janeiro de 2017 por captação ilícita de sufrágio durante as eleições municipais de 2016 pelo juiz da 165ª Zona Eleitoral, Vinícius Peretti Giongo.

Em julgamento realizado em dezembro de 2017, o Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) reformou a sentença de primeira instância que cassava os diplomas do prefeito e do vice-prefeito, o que permitiu ao prefeito e ao vice continuarem nos cargos.

Prefeito de Presidente Bernardes Luccas Inague Rodrigues

Carta de renúncia de Luccas Inague Rodrigues

Luccas Inague Rodrigues (PP) e Reginaldo Luiz Ernesto Cardilo (PP) durante cerimônia de diplomação

Receba nossas notícias em primeira mão!

Mais lidas
Ver todas as notícias locais