17 de Dezembro de 2018
17º/30º
NOTÍCIAS » EDUCAÇÃO

Aniversário da Casa da Menina emociona presentes e homenageia fundador

"Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas.Pessoas transforma o mundo”. (Paulo Freire)

Na terça-feira, dia 10, centenas de convidados participaram da cerimônia de comemoração dos 56 anos da Casa da Menina "São Francisco de Assis”.

A ação solene contou com a presença de autoridades, ex-presidentes da Casa, ex-membros da diretoria, funcionários, ex-alunos e seus familiares, bem como vários colaboradores. O objetivo foi resgatar a memória histórica da Casa tão importante para a cidade e destacar os relevantes serviços que presta à comunidade.

Foi apresentado ao público um breve relato sobre a história da Casa da Menina, que foi fundada em 10 de abril de 1962, como orfanato para meninas, em regime de internato contando com o apoio do então bispo, Dom José Lazaro Neves.

Hoje a Casa da Menina atua em formato de creche, atendendo quase 500 crianças, com idade a partir de quatro meses, em regime de tempo integral, e também crianças de 6 a 12 anos, no Projeto Protagonista.

Desde sua fundação, a Casa da Menina "São Francisco de Assis” contou com a incalculável colaboração da Mitra Diocesana, que doou o prédio para a instalação da instituição, que atualmente conta com o apoio da comunidade, por meio de doações, e recursos dos governos Municipal e Estadual.

A Casa da Menina sempre contou com o incansável esforço de Monsenhor Floriano de Oliveira Garcez, que dedica sua colaboração espiritual e financeira, sendo responsável por anualmente promover leilão de gado, para colaboração da manutenção da Casa que é a sua "menina dos olhos”. Por sua imensa importância à instituição, Monsenhor Floriano foi homenageado na solenidade e agradeceu emocionado.

Em seguida presidiu uma missa de ação de graças, relatando ao público algumas de suas lembranças da fundação da Casa, agradecendo a Deus pelos 56 anos de sua fundação. A homenagem foi estendida à Heloísa de Freitas Alvarenga, através de sua filha Cátia, lembrando de sua atuação na coordenação da casa, de 1973 a 2011, sob convite do Monsenhor Floriano.

A Primeira Dama do Município de Assis, e também assistente social, Luciana Barreto Fernandes, atualmente responsável pelo Fundo Social de Solidariedade, também já atuou na Casa da Menina e recebeu uma cesta com trabalhos artesanais, feitos pelas várias mãos das benfeitoras da Casa da Menina.

Além das homenagens, umas das primeiras alunas da Casa, quando ainda era em regime de internato, Maria do Carmo, emocionou o público com suas memórias sobre o acolhimento na Casa e história de vida.

Ao final da cerimônia, foi conduzido o ato de descerramento da placa em homenagem aos fundadores, seguido de uma confraternização.

A atual presidente da Casa, Ângela Canassa, agradece a todos os colaboradores que têm ajudado nas reformas do prédio, como também às funcionárias que não mediram esforços para o brilhante evento que emocionou a todos. "Não tem sentido nesta vida, se não tocarmos no coração das pessoas”, diz a presidente.

Agradecimento: A direção Casa da Menina agradece aos apoiadores 'Pratas da Casa da Menina': Rede Avenida de Supermercados, Leveros, Construtora Construir, Caroline Zibordi, Rosana Aparecida Calori Cardoso, Paulo Delchiaro, Ana Coelho, Rose Kasuto, Dr. Beneli, Madeireira Tangará, Adriano Romagnoli, Urias Turbiani, Lucas Gomes de Azevedo, Fatec Assis, Fábio Rosseto, Zeza Modas, Pernambucanas, Distribuidora de Bebidas, Brahma, Colégio Santa Maria, Dra. Sandra Ramos, Rubens Nogueira Ramos, Maria Carmem Ramos Noronha, Maria José Feitosa, Retífica Bignoto, Rodnei Colesi, Camargo Construções, Eliana Tiemio Ito, Florença Pães e Doces e Rebeca Atacado.

Seja um 'Prata da Casa da Menina'! Procure a Direção!



A Casa da Menina sempre contou com o incansável esforço de Monsenhor Floriano de Oliveira Garcez


Centenas de convidados participaram da cerimônia de comemoração dos 56 anos da Casa da Menina "São Francisco de Assis”



Atual presidente da Casa, Ângela Canassa


Texto e fotos: NayanaCamoleze/Volare Assessoria e Marketing
+ VEJA TAMBÉM