18 de Agosto de 2018
17º/30º
NOTÍCIAS » EDUCAÇÃO

Alunos de Direito da FEMA visitam Brasília

Eles assistiram ao final do julgamento histórico da questão do Foro Privilegiado, na plenária do Supremo Tribunal Federal (STF)

Alunos dos quartos e quintos ano do curso de Direito, diurno e noturno, da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) fizeram uma visita a Brasília, entre os dias 30 de abril e 4 de maio. A viagem é uma iniciativa do professor doutor Gerson José Beneli, Coordenador do Curso, que esse ano levou 55 alunos. Professor Gerson não só organizou a visita, como também acompanhou os estudantes. A FEMA viabilizou o fretamento do ônibus para o transporte dos alunos.

Os estudantes visitaram o Supremo Tribunal Federal (STF), o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o Congresso Nacional (Câmara e Senado Federal), o Palácio do Planalto, o Palácio do Itamaraty (Ministério das Relações Exteriores), dentre outros pontos turísticos da cidade, como o Museu Nacional, a Catedral de Brasília, a Praça dos 3 Poderes e a Torre de TV.

Eles tiveram também a oportunidade de assistir ao Julgamento final do Processo do Foro Privilegiado, na quinta-feira 03/04, com a Presidente do STF, Ministra Carmem Lúcia. A Presidente agradeceu a presença do professor e dos alunos, citando o nome da FEMA, ao abrir a sessão, dizendo que é uma honra eles estarem lá. Esse julgamento foi histórico e é uma questão debatida em todo o Brasil. O ponto alto da viagem foi a visita ao STF, por eles terem tido a oportunidade de assistirem a esse julgamento.

Os objetivos principais da visita técnica são acadêmicos, culturais e pedagógicos. "A importância da excursão é enorme, por conta da experiência e amadurecimento como aluno e futuro profissional. A maioria, posso dizer com certeza, dos profissionais de Direito nunca tiveram uma oportunidade como essa e a FEMA propicia isso com regularidade aos alunos. Evidentemente traz um grande enriquecimento para eles. Eles projetam-se para o pós-formatura e se veem como profissionais”, enfatizou professor Gerson.

A viagem à Brasília está no calendário acadêmico do curso de Direito da FEMA e é regulamentada, ocorrendo regularmente. Isso prova a preocupação não só com o ensino teórico, mas também o prático. As vagas para as viagens são sorteadas entre os alunos, já que o número é limitado e a procura é alta.

Anualmente ainda é realizada uma outra viagem, na qual os alunos visitaram o Tribunal de Justiça em São Paulo e a Bovespa. Isso melhora muito a formação dos estudantes. "Todos os estudantes tiveram momentos de muita alegria no sentido de conhecer esses órgãos e saber o funcionamento e a importância de cada um”, finalizou o professor.



Assessoria de Comunicação FEMA
+ VEJA TAMBÉM