Buscar no site

Com mais de 20 anos de carreira, locutor Almir Cambra fala da expectativa para a FICAR 2018

Locutor é considerado o mais técnico do rodeio brasileiro

Redação AssisCity/ Fotos: Divulgação

  • 24/05/18
  • 08:00
  • Atualizado há 305 semanas

O locutor Almir Cambra é conhecido em todo o Brasil. Com mais de 20 anos de carreira no mundo dos rodeios, Almir estará presente durante a realização da FICAR 2018, que acontece de 11 a 15 de julho, em Assis.

Considerado o locutor mais técnico do país, Almir tem um estilo de narrar que emociona os competidores e o público, que assiste à disputa na arena.

"Já fiz vários rodeios em Assis. Na época do Porão, participei inclusive de circuitos de rodeios universitários. O cenário mudou bastante de lá para cá, já que os rodeios evoluíram e se profissionalizaram muito, o que consequentemente aumenta o nível das competições. Isso é ótimo porque sou um locutor bastante técnico e um campeonato como o Circuito Rancho Primavera torna o meu trabalho ainda melhor", afirma.

Como locutor técnico, Almir explica que é preciso ser didático e ao mesmo tempo informativo com o público.

"Sou considerado o locutor mais técnico porque narro de forma didática e informativa. Nos oito segundos, é preciso passar para o público a performance do cowboy e também o desempenho do animal, que formam um conjunto para conquistar uma nota boa. Em oito segundos preciso narrar o que eles fazem na arena, mas de maneira fácil e emocionante", diz.

Almir acredita que, para ser um bom locutor de rodeios, é necessário ter muita seriedade e profissionalismo.

"É muito importante para um locutor ter seriedade e profissionalismo no seu trabalho. Ser uma pessoa séria, digna, com opiniões formadas e honesto no meio são passos importantes para se destacar. É preciso ser bastante profissional, mas algumas qualidades vêm de berço. É como entrar em uma escola. Se você tiver uma boa criação, vai usar essa oportunidade para aprender e se tornar uma pessoa íntegra", salienta.

A experiência também é um dos fatores fundamentais para o desempenho do locutor na arena do rodeio e isso Almir tem de sobra. Afinal, ele narra a Festa do Peão de Barretos há 24 anos e já narrou grandes finais.

"Já fui locutor de Barretos durante muitos anos e sou o único que narrou três finais sozinho. São muitos anos de estrada e a experiência com certeza conta muito. Isso nós adquirimos com muito trabalho e sou um cara que conviveu muito com o meio do rodeio desde criança. Comecei a brincar no rodeio em 1989, na chácara de um amigo que era tropeiro em Jaboticabal, chamado Jorge Maloca. Morávamos perto e, naquela época, eu ia lá aos domingos à tarde e ficava assistindo o povo montar. Na década de 90, passei no vestibular do Colégio Agrícola da UNESP, na minha cidade, e lá, o professor Tenório organizava o rodeio na Universidade. E foi nestas duas oportunidades que pude estrear no microfone. Como a paixão pelo rodeio sempre foi grande, já que meu sonho era montar em boi, a locução foi a forma que encontrei de continuar no meio. Cheguei a montar em alguns rodeios. Em Jaboticabal cheguei a ficar em segundo lugar e também ganhei alguns rodeios amadores, como na cidade de Taiuva. Aí, quebrei a clavícula e vi que não dava certo montar", relembra.

Com o bordão "Em cima da pinta, laçando a boiada", Almir já se prepara para estar em Assis durante a FICAR 2018.

"Assis com certeza está entre os grandes rodeios do Brasil e certamente será um prazer estar ai novamente. A expectativa é grande e muito boa, assim como é para todos os meus trabalhos. Sou muito confiante em bons trabalhos e Assis não fica fora disso. O Circuito Rancho Primavera tem um excelente nível técnico e o público pode esperar fortes emoções", conclui.

Locutor Almir Cambra

Almir estará em Assis durante a FICAR 2018

Receba nossas notícias em primeira mão!