Buscar no site

Exercício de ouvir com atenção plena

COMPORTAMENTO

Bem-Estar

  • 28/05/18
  • 19:00
  • Atualizado há 304 semanas

Quando estamos conversando com nosso parceiro ou com algum amigo, muitas vezes não estamos de fato ouvindo o que a pessoa está falando. Estamos pensando no que temos que fazer no resto do dia, no que faríamos se estivéssemos na situação da pessoa, entre outros. É surpreendentemente difícil apenas escutar e estar atento à outra pessoa e ao que ela esta dizendo

No livro A Revolução Mindfulness (Editora Alaúde), a autora Sarah Silverton mostra como a Atenção Plena, técnica milenar de meditação, pode ajudar você a prender a atenção na conversa que esta ocorrendo aqui e agora, escutando o parceiro de forma plena e por completo, através de um exercício de ouvir.

Exercício de Ouvir com Atenção Plena

Reveze com seu parceiro os papeis de falante e ouvinte (máximo de cinco minutos cada) e cronometre o tempo.

Antes de começar, estabilizem-se e equilibrem-se, focando a respiração. Quando você for o ouvinte, apenas ouça, sem comentar, responder ou conversar. Você pode indicar que esta prestando atenção com contato visual e outros sinais não verbais. Observe suas próprias sensações corporais, pensamentos e emoções - em particular, seu próprio impulso para falar ou sua mente vagando.

O falante para quando seu tempo acaba. O ouvinte relata (feedback) ao falante tudo o que ouviu e entendeu durante a escuta atenta. Os relatos podem ser sobre o que vocês viram ou ouviram.

Troque de papel depois de dedicar alguns momentos à respiração plenamente atenta

Depois de falar e escutar, reflita:

Como foi ser apenas ouvido, sem medo de ser interrompido ou de precisar se justificar?

Para o ouvinte, como foi apenas ouvir, trazendo toda a sua atenção para a outra pessoa?

Durante o relato (feedback), houve alguma surpresa?

Seu ouvinte conseguiu obter informações sobre você por meio de sinais não verbais, como sua linguagem corporal, expressões faciais ou tom de voz?

Quando você era o ouvinte, pode ter notado que estava pensando no que o falante deveria ter feito ou no que você faria nessa situação. Ouvir sem atenção integral pode nos levar a apensar que sabemos o que fazer e que podemos começar a dizer à outra pessoa como administrar seu problema, ou mesmo começar a agir para resolvê-lo. Já não estamos tentando entende-la; em vez disso, começamos automaticamente a agir como se fôssemos nós naquela situação.

Receba nossas notícias em primeira mão!

Veja também